Projetos de pesquisas de duas escolas estaduais são premiados pela Universidade Federal da Paraíba

Publicado em: 10/12/2021 às 22:10
Foto

Os projetos de pesquisa da Escola Cidadã Integral Técnica Professor Luiz Gonzaga de Albuquerque Burity (ECIT Burity) e da Escola Cidadã Integral Técnica Daura Santiago Rangel (ECIT Daura Rangel), ambas em João Pessoa, ficaram entre os premiados na categoria Ensino Médio da décima edição do ‘Talento Científico Jovem’, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

A solenidade de premiação, que reconheceu os melhores trabalhos científicos apresentados no ano de 2021 por estudantes sob a orientação dos professores dos ensinos fundamental, médio e técnico do estado, aconteceu no auditório da Reitoria da UFPB. Este ano, 48 trabalhos foram inscritos.

O projeto de pesquisa ‘Embalagem Biodegradável à Base do Mesocarpo de Maracujá’, das alunas Adrilis Gomes Tomas e Áurea Albuquerque Sousa Ferro, sob a orientação dos professores Francisco Robson Carvalho de Oliveira e Rayllon Soares Pessoa, da ECIT Burity, ganhou a primeira colocação na categoria Ensino Médio.

O projeto desenvolveu uma pesquisa do aproveitamento do mesocarpo do maracujá (interior da casca da fruta) para a fabricação de embalagens biodegradáveis que servem de armazenamento dos alimentos de entrega em domicílio em substituição ao poliestireno expandido (plástico celular rígido), que tem impactado o meio ambiente, sobretudo, durante o período da pandemia com o aumento de entrega de alimentos, por meio do delivery.

A pesquisa apontou ainda a viabilidade da substituição do poliestireno pelo mesocarpo na indústria, por ser o maracujá uma fruta abundante no Nordeste, além do material ser biodegradável, de baixo custo, atóxico e de fonte renovável. Como o projeto foi desenvolvido por meio remoto, a UFPB publicou o vídeo resumo da pesquisa no canal do YouTube (clique aqui).

As estudantes Áurea Albuquerque, 15 anos, e Adrilis Gomes, 16 anos, da 1ª série do ensino médio da ECIT Burity, vibraram com a primeira conquista do ‘Talento Científico Jovem’ da UFPB. “Por ser o primeiro trabalho ainda de forma remota, não fizemos qualquer expectativa, mas quando saiu o resultado pulamos da cadeira, ficamos emocionadas por poder ganhar esse primeiro prêmio ‘Talento Científico Jovem’ e ainda ficarmos em primeiro lugar”, declarou Áurea.

“Concorrendo com tantas outras escolas do estado e ficar em primeiro lugar é algo impactante para as nossas vidas de estudante. O prêmio é a prova de que a escola pública tem potencial e depende, muitas vezes, do esforço do aluno em querer estudar e se dedicar um pouco mais e dos professores em desenvolver pesquisas com boa orientação”, comentou Adrilis Gomes.

O professor Rayllon Soares Pessoa, da ECIT Burity, que recebeu o prêmio junto com as duas estudantes, revelou que não esperava a primeira colocação, mas acreditava que “o trabalho tinha um potencial forte para se classificar entre os melhores e ser também um dos contemplados do ensino médio com o prêmio. Contudo, agora acredito que o prêmio vai incentivar mais ainda os estudantes da ECIT Burity para a realização de novas pesquisas e conquistas”, declarou.

Já o projeto de pesquisa da ‘Rádio Escola Nas Ondas do Daura’, da ECIT Daura Rangel, recebeu pela terceira vez consecutiva o prêmio ‘Talento Científico Jovem’ da UFPB, sendo o segundo na categoria de Ensino Médio. O projeto intitulado ‘Cidadania Ativa em Tempos de Pandemia’ desenvolveu uma solução tecnológica para retirar a comunidade escolar do isolamento no exercício de sua cidadania, tendo a ‘Rádio Escola Nas Ondas do Daura’ como meio disseminador e de fonte de informação. O resumo do projeto foi publicado também no canal do YouTube (clique aqui).



Fonte: Espaço PB com Secom-PB – Foto: Divulgação – Contato: jorgerezende.imprensa@gmail.com

Comentários: