Prefeitura planta mais de mil coqueiros na orla de João Pessoa

Publicado em: 02/11/2023 às 12:40
Foto

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), plantou mais de mil mudas de coqueiros nos 24 quilômetros da orla, desde 2021. De Gramame ao Bessa são, aproximadamente, cinco mil coqueiros, monitorados pelos engenheiros agrônomos da Divisão de Arborização e Reflorestamento da Semam.

Os técnicos da Semam também são responsáveis pelo plantio e, quando necessário, pela retirada e transplante das árvores. As maiores concentrações de coqueiros são nas praias do Cabo Branco e Tambaú, mas é possível encontrá-los ao longo de toda a orla.

“Os coqueiros, além da sombra, dos frutos, das palhas utilizadas no artesanato, também contribuem para manter o equilíbrio da nossa faixa de areia, com a função de agir como fixador de duna, impedindo que a areia se espalhe pelas ruas e avenidas da orla. Sem dúvida uma das árvores mais simbólicas e importantes para o nosso patrimônio ambiental”, explica o engenheiro agrônomo chefe da Divisão de Arborização e Reflorestamento da Semam, Martinho Queiroga.

O plantio dos coqueiros é feito periodicamente pelos técnicos da Semam, que plantam árvores com uma média de um metro e meio a um metro e oitenta. Esses coqueiros dão frutos entre três a cinco anos após o plantio. A limpeza é feita pelos técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), que retiram palhas secas e frutos, evitando acidentes com pedestres e veículos.

Pedido de poda – A população de João Pessoa pode solicitar o serviço de plantio urbano e poda pelo telefone (83) 3213 7018, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. As solicitações também podem ser feitas pelo aplicativo “João Pessoa na Palma da Mão”. Depois de baixar o aplicativo, basta clicar na aba “Serviços”, procurar por autorização arbórea e preencher a solicitação, informando dados para contato e foto do local.

  • Texto: Jô Vital
    Edição: Lilian Moraes
    Fotografia: Kleide Teixeira



Fonte: espaçopb@gmail.com com PMJP

Comentários: