Prefeitura paraibana quer economizar com sistema para digitalização de documentos

Publicado em: 30/06/2021 às 09:10
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A prefeitura de Brejo do Cruz, no Sertão paraibano, passa a integrar a lista de cidades que estão digitalizando a sua gestão para entrar na era do “papel zero” na administração. Desde o último dia 28, começou a operar na cidade o projeto ‘Brejo do Cruz Sem Papel’, uma parceria com a Sogo Tecnologia, empresa de soluções tecnológicas governamentais, com uso da plataforma 1Doc, especialista em atendimento, comunicação e gestão documental para órgãos públicos.

Desenvolvida pela 1Doc e operacionalizada com exclusividade pela Sogo Tecnologia no Nordeste brasileiro, a plataforma é um software 100% web, responsivo (tablets, smartphones), com certificação digital e painéis de gestão que fornecem dados para melhorar continuamente a qualidade dos serviços e processos da gestão pública.

Com os processos digitais, a população de Brejo do Cruz terá acesso aos serviços do poder público municipal a qualquer hora do dia, sem que haja a necessidade de deslocamento físico. Além disso, a iniciativa vai trazer uma economia de tempo e recursos financeiros. Com a eliminação ou redução de até 90% do uso do papel na tramitação de processos, a expectativa da prefeitura é gerar uma economia superior a R$ 120 mil ao ano.

“Esta será uma ferramenta fundamental para a eficiência de todos os setores da prefeitura. Dessa maneira, entramos de braços abertos nesse meio em busca de inovação, economia e com um olhar na tecnologia, condizente com o slogan da nossa gestão: ‘Construindo o Futuro’”, explica Talles Torricelli de Souza Costa e Silva, prefeito de Brejo do Cruz.

Por meio da plataforma é possível digitalizar documentos e informações públicas, rastrear os processos administrativos de ponta a ponta, centralizar informações, fazer assinaturas de documentos, gerir toda a documentação de forma eletrônica, entre outras funções. Tudo isso traz mais transparência na gestão, celeridade dos processos administrativos e desburocratização dos serviços.

“Estamos na etapa final de treinamento dos gestores e servidores. Em seguida, vamos fazer a abertura da central de atendimento online à população. A partir daí, o sistema habilita os cidadãos e empresas a demandarem da prefeitura de forma mais fácil, rápida e transparente”, explica Oton Justino, assistente comercial na Sogo Tecnologia.

Entre as principais vantagens do projeto ‘Brejo do Cruz Sem Papel’ estão a modernização da gestão pública, adequando-se aos processos digitais; maior eficácia e celeridade aos processos administrativos; economia de recursos e uma política ambiental sustentável; acesso à população de processos e atos administrativos; proteção das informações da gestão pública; e preservação de memória digital da gestão pública.

A plataforma tecnológica utilizada pela Prefeitura de Brejo do Cruz (PMBC) está presente em mais de 300 cidades brasileiras. Na Paraíba, são mais de 20 municípios, além de entidades e grandes empresas, como Cinep, OAB-PB e PBGás, por exemplo.



Fonte: Espaço PB com Assessoria – Foto: Reprodução – Contato: jorgerezende.imprensa@gmail.com

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