Parcerias estimulam o desenvolvimento de ações sustentáveis em Cabedelo

Publicado em: 03/11/2020 às 08:25 - Atualizado em: 03/11/2020 às 08:28
Foto

Um dos vilões do meio ambiente é o consumo exagerado de produtos e entre os itens que mais contribuem para esta situação está a fabricação de papéis. Só no Brasil, os números da utilização do produto aumentam a cada dia. São cerca de 8 milhões de toneladas de todos os tipos, sendo que menos de 50% desse total é reciclado.

A partir desses dados, o programa 'SustentaMundoBr-Parahyba' buscou alternativas para unir as ações de educação ambiental nos condomínios residenciais paraibanos a soluções criativas, além das parcerias com catadores e condomínios. O programa reconhece que o grande benefício da reciclagem deste produto específico é a redução do consumo da água usada na produção, como também no consumo de energia. Dessa forma, deixa-se de cortar, em média, de 15 a 20 árvores para cada tonelada de aparas (papel cortado usado na reciclagem).

Uma das ideias adotadas no desenvolvimento do programa que vêm fazendo sucesso nas ações sustentáveis do ‘SustentaMundoBr-Parahyba’ é a caixa Niltex, um suporte descartável para sacos de lixo, cujo projeto é reconhecido internacionalmente. A ideia, desenvolvida pelo empresário Nilton Jorge Del Zotto, consiste em utilizar uma caixa de material reciclável para auxiliar na abertura e estabilização dos sacos de lixo, durante a fase de enchimento, sem a necessidade lixeiras.

“A grande vantagem de utilização desse produto é, sem dúvida, a possibilidade de ter um suporte, junto à embalagem dos sacos de lixo, sem ter que aplicar qualquer modificação ou alteração de suas funções, adaptando-se a todos os modelos de sacos”, defende o inventor. As caixas são entregues aos moradores dos condomínios que se engajam ao programa e servem para o descarte dos materiais recicláveis.

“Os suportes Niltex trazem para o programa ‘SustentaMundoBr’ uma combinação de inovação e simplicidade que contribuem para a fácil assimilação e prática da destinação correta dos resíduos por pessoas de todas as idades. É preciso ver o belo que existe num simples ato de cuidado com o meio ambiente e a geração de trabalho e renda para quem mais precisa. Não existe ´jogar fora´, estamos todos dentro do mesmo planeta”, acrescenta Claudio Tieghi, coordenador do programa.

Como funciona

O programa ‘SustentaMundoBr – Parahyba’ foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar em parceria com o Instituto Brasileiro do Ambiente Sustentável (IBAS) - www.ibasbrasil.org.br - para incentivar a coleta seletiva em municípios e iniciou com um minucioso diagnóstico da realidade local, etapa que em Cabedelo já foi concluída.

A partir dele é possível estabelecer os processos para que a destinação correta dos recicláveis aconteça e chegue a uma central de triagem operada por cooperativas que comercializarão o material de forma a gerar trabalho e renda para catadores e suas famílias.

Os interessados podem se inscrever a partir do e-mail: contato@sustentamundobr.com.br.

Siga no Instagram: @sustentamundobr. Acesse: www.sustentamundobr.com.br.



Fonte: Espaço PB com assessoria – Foto: Divulgação – contato@espacopb.com.br

Comentários: