Obras de Astor Piazzolla e Brahms abrem temporada da Orquestra Sinfônica da Paraíba

Publicado em: 28/03/2024 às 12:05
Foto

‘Ave Maria’, do compositor argentino Astor Piazzolla, vai abrir o primeiro concerto da temporada 2024 da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB). Será nesta quinta-feira (28), às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, em João Pessoa, com a regência do maestro Gustavo de Paco de Gea e participação do violoncelista Fernando Trigueiro como solista. A entrada é gratuita.

O maestro explica que, sendo o primeiro dia da Semana Santa, ele pretende mostrar uma obra com caráter sacro. “A ideia que eu tive foi de fazer ‘Ave Maria’, de Astor Piazzolla, que é uma obra do século XX. E nós temos aqui a oportunidade de fazer e executar o arranjo feito por minha mãe, Norma Romano. Então, isso provoca muita alegria, não só em mim, mas também a muitos músicos jovens que estão na orquestra e que começaram com dona Norma na orquestra infantil”, explica.

A orquestra também vai executar ‘Peer Gynt – Suíte nº 1’, do compositor norueguês Edvard Grieg, com quatro movimentos: ‘Morning’, ‘The Death of Ase’, ‘Anitra’s Dance’ e’ In the Hall of the Mountain King’. O primeiro concerto da temporada será encerrado com quatro movimentos da ‘Sinfonia nº 1’, do alemão Johannes Brahms.

“Aqui estamos iniciando uma nova temporada com a Orquestra Sinfônica da Paraíba, com muita propriedade, depois de ter feito um ano de aprendizado maravilhoso, em todos os sentidos musicais e administrativos, e agora com a possibilidade de termos grandes solistas instrumentais, ao longo do ano, de caráter nacional. Então, temos uma programação muito variada”, informa o maestro Gustavo de Paco de Gea.

“A parte de solista da obra de Piazzolla vai ser executada por violoncelo e o arranjo foi feito para essa finalidade, solo do violoncelo com a orquestra. Nosso solista vai ser Fernando Trigueiro”. Natural de Recife (PE), Fernando Trigueiro iniciou os estudos em violoncelo em 2009, no projeto social Orquestra Criança Cidadã. É formado no curso de bacharelado em Violoncelo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).



Fonte: Espaço PB com Assim-OSPB (Denise Vilar) – Foto: Marcelo Máximo – Contato: jorgerezende.imprensa@gmail.com

Comentários: