Valéria Rezende será homenageada em festa literária que reunirá escritores na Paraíba

Publicado em: 20/04/2024 às 15:59
Foto

Com o tema ‘Literatura e educação para o desenvolvimento humano’, a cidade paraibana de Dona Inês vai ser o destino para os amantes da literatura, no período de 2 a 5 de maio, com a realização da primeira edição da Festa Literária de Dona Inês (Flidi). Evento terá a participação de mais de dez escritores de diversos gêneros literários, entre eles os premiados Bruno Ribeiro, Deborah Dornellas e a homenageada do evento: Maria Valéria Rezende (na foto).

A produção da Flidi justifica a homenagem apontando que a escritora Maria Valéria Rezende, além de ser um nome significativo não apenas pela riqueza de sua produção literária e ganhadora de vários prêmios importantes para a categoria, tem uma vivência como educadora popular na Região do Brejo da Paraíba nos anos de 1970 e 1980.

A homenageada estará na solenidade de abertura do evento, às 20h do dia 2, no ginásio da cidade, com entrada gratuita. Na mesa de abertura (‘Ler é voar para outros mundos’) participarão, além de Valéria Rezende e a artista-educadora e psicóloga Vera Lima, os escritores Lau Siqueira, José Barbosa e Valeska Asfora.

No primeiro dia também terá o lançamento do livro ‘Toda Palavra dá Samba’, da Editora Dromedário, que reúne 28 contos da escritora Maria Valéria Rezende (vencedora do Prêmio Jabuti, em 2015, com o livro ‘Quarenta Dias’ e terceiro lugar do mesmo prêmio em 2017, com o livro ‘Outros Cantos’, na categoria romance).

Outra presença será do escritor, tradutor e roteirista Bruno Ribeiro, vencedor dos Prêmios Machado Darkside, Todavia de não-ficção e Brasil em Prosa, e finalista do Jabuti e do Kindle. Além dele, a autora Deborah Dornellas se fará presente. Carioca criada em Brasília e residindo em João Pessoa, a escritora, jornalista e artista visual integra o Coletivo Literário Martelinho de Ouro, de São Paulo, o Clube do Conto da Paraíba e o Mulherio das Letras.

Seu romance de estreia, ‘Por Cima do Mar’ (Patuá, 2018), foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura 2019 e venceu o Prêmio Literário Casa de Las Américas, de Cuba, no mesmo ano. ‘Precisamos Matar Nossas Bonecas’ (Patuá, 2023) é seu primeiro livro de contos.

Também estão certas as participações de André Aguiar, Jon Moreira, Roberto Menezes, João Matias, Flávio Eduardo (Fuba), Adeildo Vieira (lançando o livro sobre o maestro Chiquito), o jornalista e gerente da Editora A União Alexandre Macedo, lançando a coletânea ‘Paraíba na Literatura’, volume V.

A I Flidi é uma realização da Prefeitura de Dona Inês (PMDI), por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, em parceria com a Moenda Arte e Cultura, a Secretaria da Cultura do Governo do Estado da Paraíba, do Sebrae-PB, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) – Campus de Guarabira – e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – Campus de Bananeiras.



Fonte: Espaço PB com Assessoria – Foto: Divulgação – Contato: jorgerezende.imprensa@gmail.com

Comentários: