Obituário: repentista paraibano, pai de governador, servidora da Assembleia da Paraíba, apresentadora de tevê...

Publicado em: 25/08/2020 às 01:50 - Atualizado em: 26/08/2020 às 07:14
Foto

# 23/8/2020 – Cantor e compositor Justin Townes Earle, aos 38 anos, nos Estados Unidos. Era filho de Steve Earle – vencedor de três Grammys, hoje com 65 anos. A causa da morte não foi anunciada. Ele deixa esposa e uma filha de três anos. Inspirado pela carreira de sucesso do pai na música country, Justin fez fama principalmente com o EP ‘Yuma’, de 2007, e por canções como ‘Harlem River Blues’, também com uma pegada de country e rock. Segundo o Daily Mail, o cantor teve problemas com drogas por boa parte de sua vida, tendo sido internado ao menos nove vezes em clínicas de reabilitação, além de ter sobrevivido a overdoses de heroína.

# 24/8/2020 – Poeta repentista Pedro Bandeira de Caldas, aos 82 anos. Foi vítima de uma parada cardíaca, em Juazeiro do Norte, no Ceará. Escreveu vários livros e era apontado como um dos grandes expoentes da cultura popular nordestina. Era paraibano, natural de São José de Piranhas.

# 24/8/2020 – Sálvio Dino, pai do governador do estado do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), morreu vítima do novo coronavírus (covid-19). Ele estava em tratamento na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Carlos Macieira, em São Luís (MA). Sálvio Dino, que tinha 88 anos, foi um advogado e político brasileiro. Membro da Academia Maranhense de Letras, foi deputado estadual no período de 1963 a 1968 e de 1975 a 1979. Ele também foi eleito prefeito do município de João Lisboa no ano de 1988. Nas eleições de 1996, candidatou-se a prefeito de João Lisboa, sendo eleito para o segundo mandato.

# 24/8/2020 – Lourdinha Dantas (na foto), servidora que durante décadas trabalhou na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Foi dirigente do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo (Sinpol). Morreu em sua casa após perder a batalha contra o câncer. Deixa dois filhos e três netas. Foi candidata a vereadora por duas oportunidades em João Pessoa, chegando a ocupar a suplência em 2004, com 3 mil votos.

# 24/8/2020 – Apresentadora Xênia Bier, aos 84 anos, em São Paulo. Ela sofria do Mal de Alzheimer e estava internada havia dois meses em uma clínica. A evolução da doença acarretou perdas em sua função pulmonar. Pioneira do feminismo na tevê, a paulistana Xênia Bier nasceu Vilma Barreto, em 1935, e fez sua carreira na televisão, passando por diversas emissoras. A jornalista teve importante participação em diversos programas, sempre analisando temas atuais e polêmicos. Além de se notabilizar por seus comentários nos programas de variedades, Xênia também tentou a carreira de atriz, participando de algumas produções da TV Cultura, em novelas como ‘As Professorinhas’, ‘Escrava do Silêncio’ e ‘O Moço Loiro’. Mas seu forte foi mesmo dar sua opinião sobre temas variados. Na Bandeirantes, comandou o ‘Xênia e Você’, mas ganhou o público com sua participação no ‘TV Mulher’, da Globo, entre 1981 e 1984. Passou também pelo ‘Mulher 88’, da TV Manchete, e o tradicional ‘Mulheres’, da TV Gazeta, ao lado de Ione Borges.



Fonte: Espaço PB – Jorge Rezende – Foto: Agência-ALPB – contato@espacopb.com.br

Comentários: