Obituário: médico paraibano, artista plástico português, ex-deputado paraibano, jornalista gaúcho...

Publicado em: 28/08/2020 às 22:15
Foto

# 26/8/2020 – Pintor e artista plástico português de ascendência grega Nikias Skapinakis, que marcou mais de seis décadas da arte portuguesa contemporânea e fez o ‘Retrato dos Críticos’. Morreu aos 89 anos, no Hospital dos Lusíadas, em Lisboa. De ascendência grega, Nikias Skapinakis nasceu em Lisboa, em 1931, frequentou o curso de Arquitetura, que abandonaria para se dedicar totalmente à pintura. Além da pintura a óleo, como atividade dominante, dedicou-se à litografia, serigrafia e ilustração de livros. Entre outras obras, ilustrou ‘Quando os Lobos Uivam’, de Aquilino Ribeiro (Livraria Bertrand, 1958), e ‘Andamento Holandês’, de Vitorino Nemésio (Imprensa Nacional, 1983). É autor de um dos painéis concebidos para o café ‘A Brasileira do Chiado’ (1971), em Lisboa.

# 26/8/2020 – Joe Ruby (na foto), veterano da animação que foi um dos criadores da personagem Scooby-Doo e que foi responsável pela programação infantil das manhãs de sábado na CBS e na ABC. Morreu aos 87 anos. Indicado quatro vezes para os prêmios Daytime Emmys, Joe Ruby morreu na sua casa, em Westlake Village, Los Angeles, nos Estados Unidos. A causa da morte não foi revelada. Ele criou a série de animação ‘Scooby-Doo, Where Are You!’ em parceria com Ken Spears, para a produtora Hanna-Barbera. A produção foi lançada em 1969 no canal norte-americano CBS, sendo depois transmitida em todo o planeta. A série original esteve no ar até 1976 e Scooby-Doo inspirou várias versões de filmes e séries de televisão – desde 1969 – e encabeçou mais de uma dezena de séries e mais de 30 filmes, produzidos diretamente para a televisão ou para o mercado de home-vídeo, além de dois lançamentos para cinema.

# 27/8/2020 – Médico paraibano Lautônio Loureiro Cavalcante, de 76 anos. Ele era natural de Piancó, no Sertão paraibano, e estava em tratamento de saúde há mais de um ano em São Paulo. Na Medicina, o médico foi um dos pioneiros na área de radiologia e sempre atuou em João Pessoa. Deixa esposa e três filhos.

# 27/8/2020 – Ex-deputado federal e estadual paraibano Djaci Cavalcanti de Arruda, em Brasília (DF), de ataque cardíaco, aos 90 anos. Também foi governador (biônico) do então Território do Acre, na década de 1960, nomeado pelo ex-presidente Jânio Quadros. Era natural do município de Boa Ventura, no Vale do Piancó. Seu pai, Pedro Arruda, era o principal líder político da então Vila de São Boa Ventura e, como perrepista, em 1930 seguiu ao coronel José Pereira Lima no enfrentamento às forças liberais comandadas por José Américo de Almeida em defesa do governo do então presidente João Pessoa.

# 28/8/2020 – Jornalista gaúcho Flávio Portella, 55 anos. Atualmente era chefe da Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul. Foi gerente de jornalismo da Rádio Guaíba, entre 1997 e 2008. O jornalista sentiu-se mal, pegou sozinho o carro e foi até o Instituto de Cardiologia. Chegou a ser examinado, mas morreu enquanto aguardava os resultados dos exames.



Fonte: Espaço PB – Jorge Rezende – Foto: Divulgação – contato@espacopb.com.br

Comentários: