Obituário: engenheiro paraibano, defensora dos direitos dos deficientes, secretário de comunicação, pintora cuiabana...

Publicado em: 21/08/2020 às 02:45
Foto

# 18/8/2020 – Saxofonista Hal Singer, figura do jazz norte-americano que trabalhou com Ray Charles e Billie Holiday, morreu, aos 100 anos, na região de Paris. Em 70 anos de carreira, o saxofonista, nascido em 8 de outubro de 1919, em Tusla, Estados Unidos, gravou cerca de uma centena de álbuns, primeiramente em seu país natal e depois na França, onde se instalou em 1965. Em 1942, no famoso clube 52nd Street de Nova Iorque, ele trabalhou com Don Byas, Roy Eldrige, Red Allen e Billie Holiday, após estrear em orquestras negras do sudoeste norte-americano. Suas turnês internacionais o levaram à América Latina, África e Ásia, após passar por salas de concertos norte-americanas, na companhia dos maiores, como Ray Charles.

# 19/8/2020 – Defensora dos direitos das pessoas com deficiência e fundadora da Associação Baiana de Deficientes Físicos (Abadef), Maria Luíza Câmera (na foto), de 76 anos. Morreu em Salvador (BA). Estava internada desde o dia 11 de agosto no Hospital da Bahia. A defensora, que teve covid-19 e foi considerada recuperada, voltou a ser internada após uma pneumonia. Reconhecida na Bahia e no Brasil, Luíza Câmera recebeu a ‘Comenda Dorina de Gouvêa Nowill’, concedida pelo Senado Federal para pessoas que tenham se destacado por suas contribuições relevantes aos direitos das pessoas com deficiência no Brasil. Também foi fundadora do Bloco Me Deixe à Vontade, que há 24 anos leva alegria e mensagem de respeito e inclusão às ruas durante o Carnaval de Salvador.

# 19/8/2020 – Secretário da Comunicação Social de Lagarto, em Sergipe, e radialista Rômulo Daltro. Ele tinha 52 anos de idade e vinha lutando contra o novo coronavírus há mais de um mês. Também foi secretário de Obras de Tobias Barreto (SE).

# 19/8/2020 – Morreu em Recife (PE), vítima da covid-19, o engenheiro civil paraibano Gustavo Adolfo Andrade de Sá. Ele era o titular da Diretoria de Infraestrutura Hídrica do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). Ele havia sido empossado no cargo no dia 3 de junho deste ano. Era formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), tendo desempenhado diversos cargos de liderança em órgãos como o extinto Departamento Nacional de Estradas e Rodagens (DNER) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

# 19/8/2020 – Mestre de Capoeira, escritor e cineasta baiano Jair Moura, aos 84 anos, em Salvador (BA). Um dos precursores nos estudos da capoeira no Brasil, foi vítima da covid-19. Estava internado há uma semana no Hospital Santa Izabel. Jair, que completaria 85 anos no próximo dia 27, tinha câncer de pele, o que afetou sua visão. Jair Fernandes Moura, o Mestre Jair Moura, nasceu em Salvador no dia 27 de agosto de 1936. Morou no Rio de Janeiro na década de 1980 e voltou à capital baiana nos anos de 1990. Nas duas cidades, divulgou em jornais e revistas, diversos artigos que contribuíram decisivamente para incrementar os estudos relativos à capoeira. Pesquisador de capoeira e documentarista, Jair é autor de vários livros sobre o assunto, inclusive sobre a vida do renomado Mestre Bimba, o criador da capoeira regional, de quem era discípulo desde o final dos anos de 1950. Mestre Jair Moura foi um dos quatro únicos capoeiristas a receber diretamente das mãos do professor o Lenço Branco, que simboliza o título de Mestre na capoeira regional. Jair Moura foi ainda responsável por vários registros fotográficos de Mestre Bimba e de outros capoeiristas baianos e cariocas. Jair trabalhou ainda no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), onde foi montador, diretor cinematográfico, escritor e ensaísta.

# 20/8/2020 – Pintora e artista plástica Maria Regina Curvo Alvim Penna, conhecida como Regina Penna. Morreu em Cuiabá (MT). Cuiabana, Regina Pena era bacharel em Psicologia e, desde 1974, fazia de sua arte uma expressão de vida. Suas obras foram expostas por todo o Brasil. Em 2011, a artista começou a produzir gravuras digitais e poemas, transformando dessa forma suas limitações em novas possibilidades artísticas. À época, Regina foi diagnosticada com esclerose múltipla. Vivia em uma casa de repouso em Cuiabá e morreu aos 68 anos. Uma exposição com 50 obras dela era prevista para estrear no Museu de Arte e de Cultura Popular da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).

# 20/8/2020 – No Hospital Regional de Ceilândia (DF) morreu o narrador e repórter esportivo Marcelo Ramos, de 67 anos, depois de lutar contra a covid-19. Passou pelas Rádios Independência, Cultura FM, Capital 1080 AM e Rádio Bandeirantes AM 1410. Também se especializou em coberturas políticas da capital brasileira. Começou a carreira de narrador em 4 de dezembro de 1986.

# 20/8/2020 – Chi Chi DeVayne, estrela de ‘RuPaul's Drag Race’, morreu aos 34 anos. Em julho, DeVayne foi hospitalizada com pressão alta e suspeita de insuficiência renal e disse aos fãs que ela tinha cateteres em seu coração e rins, instalados cirurgicamente antes de se submeter ao tratamento de diálise. Apesar do susto, acabou recebendo alta no final do mês. Na última semana, entretanto, a drag queen teria retornado ao hospital e compartilhado a informação com seus seguidores do Instagram. A artista viveu com esclerodermia, uma condição rara causada pelo sistema imunológico que ocasiona o enrijecimento da pele e dor nas articulações. Chi Chi DeVayne é o nome artístico de Zavion Davenport, que apareceu na oitava temporada da ‘RuPaul's Drag Race’. Ela ganhou destaque por sua personalidade e terminou a competição em quarto lugar.



Fonte: Espaço PB – Jorge Rezende – Foto: Divulgação – contato@espacopb.com.br

Comentários: