Obituário: desportista, viúva de escritor, irmão de presidente, militante comunista, ex-deputado tucano...

Publicado em: 16/08/2020 às 21:30
Foto

# 14/8/2020 – Ex-jogador Alaor Capella, aos 87 anos. Ele foi o autor do primeiro gol da história do Londrina Esporte Clube (LEC), em 1956, no amistoso contra o Corinthians de Presidente Prudente, no Estádio Vitorino Gonçalves Dias (VGD). Com o Tubarão, Alaor conquistou duas vezes o Campeonato do Norte do Paraná (1957 e 1959), sendo que na primeira ele foi o artilheiro da competição. Ao todo, o ex-atleta jogou no Alviceleste de 1956 até 1960, marcando mais de 120 gols e se tornando o segundo maior artilheiro da história do clube, marca ostentada até hoje. Natural do Rio de Janeiro, iniciou a carreira no Flamengo. Foi campeão baiano pelo Vitória, defendeu a Prudentina, de Presidente Prudente, Nacional de Rolândia e passou também por Rabello e Defelê, clubes do Distrito Federal. Ainda trabalhou como técnico.

# 14/8/2020 – Ator e diretor norte-americano Ash Christian foi encontrado morto. Segundo o jornal Dallas Voice, não há informações divulgadas sobre a causa de sua morte, mas o artista teria falecido enquanto dormia. A notícia só foi divulgada neste domingo (16). Christian tinha apenas 35 anos e ficou conhecido ainda aos 19 quando dirigiu o filme ‘Fat Girls’ (2006), que foi lançado no tradicional Festival de Cinema de Tribeca e lhe garantiu o prêmio de Talento Emergente no Outfest. Além de dirigir o filme, ele escreveu o roteiro e atuou como o protagonista da produção. Como produtor, Ash Christian trabalhou em diversos filmes ao longo dos últimos anos, entre eles 'Furacão Bianca' (2016) e 'Uma Noite Infernal' (2019). Ficou marcado como ator, fazendo participações em séries como ‘The Good Wife’, ‘Law and Order’ e ‘The Good Fight’. Em 2014, ele levou o Emmy, considerado o Oscar da televisão.

# 15/8/2020 – Em Campos, no Rio de Janeiro, o empresário Manoel José de Santana. Sofreu um infarto fulminante. Nos anos de 1990, Santana foi presidente do time de futebol do Goytacaz.

# 15/8/2020 – Mercedes Barcha (na foto), mulher, musa inspiradora e grande amor do ganhador do Nobel de Literatura colombiano Gabriel García Márquez, aos 87 anos, na Cidade do México. A causa da morte não foi divulgada. Mercedes, que residia desde 1962 na capital mexicana, sofria de problemas respiratórios. Mercedes e García Márquez casaram-se em 1958. A ela se atribui o mérito de ter tornado possível ‘Cem Anos de Solidão’, (1967), obra-prima do escritor. Descendente de imigrantes egípcios, Mercedes nasceu e viveu em Magangué, Colômbia, onde seu pai, Demetrio Barcha, tinha uma farmácia. García Márquez a conheceu ainda criança, quando viajava com o pai de povoado em povoado oferecendo remédios. Alguns biógrafos de García Márquez se referem a Mercedes como “o grande romance de Gabo”, como é conhecido o representante máximo do realismo mágico. O casal teve dois filhos: Gonzalo, designer gráfico, e Rodrigo, diretor e produtor de cinema e tevê. Gabo e Mercedes permaneceram juntos até a morte do escritor, na Cidade do México, em 17 de abril de 2014.

# 15/8/2020 – Robert Trump, irmão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Nova Iorque. Robert, empresário de 71 anos e irmão mais novo de Trump (que tem 74 anos), estava internado no Hospital Presbiteriano, em Manhattan. Não há detalhes sobre a doença de Robert. O jornal The News York Times informou, com base em relatos de uma amigo da família, que Robert Trump tinha um sangramento cerebral após sofrer uma queda. Ele não tinha filhos, mas ajudou a criar Christopher Hollister Trump-Retchin, filho de sua primeira esposa, Blaine Trump, até mesmo dando a ele seu sobrenome. Ele deixa sua segunda esposa, Ann Marie Pallan, e suas irmãs, Maryanne Trump Barry e Elizabeth Trump Grau. Seu irmão Fred Trump Jr. morreu em 1981.

# 15/8/2020 – Padre Cássio Augusto, de 40 anos, que atuava na Paróquia Nossa Senhora da Assunção, em Ceilândia, Distrito federal. Vítima da covid-19. O padre morava com a mãe, que também foi diagnosticada com covid-19 em julho e morreu no último sábado (8), após já testar negativo para a doença. Os dois viviam em Taguatinga, cidade que tem o terceiro maior número de contaminados e óbitos. Nascido no DF, o padre tem parte da família materna natural do município de Santa Bárbara, em Minas Gerais.

# 15/8/2020 – Ex-zagueiro Antônio Carlos Ferreira da Costa, que jogou no Flamengo nas décadas de 1970 e 1980. Morreu em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, vítima da covid-19. Ele, que tinha 58 anos, estava internado no Hospital das Clínicas de São Gonçalo. Revelado pelo Flamengo, atuou ao lado de jogadores como Zico, Júnior, Leandro, Tita e Gaúcho no clube rubro-negro.

# 15/8/2020 – Em Juazeiro do Norte (CE), professor e escritor Raimundo Rodrigues de Araújo, aos 84 anos, vítima de câncer de próstata. Natural de Várzea Alegre (CE), ele era primo da beata Maria de Araújo, protagonista do chamado “Milagre da Hóstia”, fenômeno registrado pela primeira vez em 1889, que impulsionou as primeiras romarias ao município. Autor de 13 livros, dentre os quais ‘O Centenário de Nascimento do Padre Azarias Sobreira’, ‘Juazeiro Anedótico’, ‘Padre Cícero do Juazeiro e Juazeiro do Padre Cícero’, ‘Mulheres de Juazeiro e Suco de Jiló’, ‘Resgatar é Preciso’, Raimundo Araújo também foi revisor na Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, professor do Senai e membro do Instituto Cultura do Vale Caririense (ICVC).

# 16/8/2020 – Telson Gabriel da Silva de Sá, aos 23 anos. Era militante da União da Juventude Socialista (UJS) e do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) na Paraíba. Ele foi vice-presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas na Paraíba e presidente da UJS de João Pessoa. Morreu vítima de afogamento na Praia do Sol, na capital paraibana.

# 16/8/2020 – Ex-deputado federal mineiro Caio Narcio, do PSDB. Estava internado no Hospital das Clínicas, em São Paulo. O político contraiu o novo coronavírus – o que acarretou em problemas pulmonares. Caio foi hospitalizado em julho, após um episódio convulsivo. O ex-parlamentar teve a convulsão em virtude da meningoencefalite. A doença consiste em um processo inflamatório que afeta o cérebro e as meninges. Aos 33 anos, deixa a mulher grávida de cinco meses.

# 16/8/2020 – Prefeito de Santa Branca (SP), Celso Simão (PSDB). Teve um infarto enquanto dormia. Celso Simão Leite nasceu em Santa Branca, tinha 64 anos e era casado há 38 anos com Dalva Simão. Ele exercia o mandato de prefeito desde 2017, após ser eleito com 38,56% dos votos. Antes de ser eleito prefeito, foi vereador, além de ter trabalhado como empresário e radialista.

# 16/8/2020 – Morreu no Complexo Hospitalar Regional de Patos o aposentado Francisco Cícero de Medeiros, mais conhecido como Chico da Marajó, de 86 anos, residente no Bairro Jardim Lacerda, em Patos. Ele sofreu uma queda no começo do mês, foi internado, teve alta um dia depois e voltou para casa. Dias depois voltou a ser internado e foi diagnosticado com a covid-19. Foi professor de Matemática, Inglês e da antiga disciplina de Técnicas Comerciais, em Patos. Também foi sócio da Chevrolet e gerente da Transportadora Marajó, empresa hoje gerenciada por um de seus filhos.

# 16/8/2020 – Irmã mais velha do ex-presidente Evo Morales, Esther Morales, aos 70 anos, vítima do novo coronavírus. Estava há vários dias internada para tratar da doença num hospital de uma cidade do sudoeste da Bolívia, enquanto a família tentava a transferência para algum centro médico com CTI. Evo está exilado na Argentina. “Por que tanto ódio, racismo e perseguição política que me impedem de ver, pela última vez, minha única irmã”, lamentou o presidente vítima de um golpe de estado. Esther Morales era a mais velha de sete irmãos da família Morales Ayma (a maioria já falecidos), a quem o ex-presidente boliviano considerava como sua mãe.

# 16/8/2020 – Ex-jogador de Volta Redonda e Fluminense, Zé Maria, aos 66 anos. Ele lutava contra um câncer e morreu no Hospital do Retiro, em Volta Redonda, onde morava. O ex-lateral era nascido na cidade e fez parte da primeira equipe do Tricolor de Aço, em 1976. Além do Voltaço e Fluminense, Zé Maria também vestiu a camisa de outros clubes brasileiros, como Santos e Internacional.



Fonte: Espaço PB – Jorge Rezende – Foto: AFP – contato@espacopb.com.br

Comentários: