Obituário: baterista norte-americano, jornalista angolano, ator brasileiro, líder indígena...

Publicado em: 06/08/2020 às 09:45
Foto

# 5/8/2020 – Morreu o músico norte-americano Tony Costanza, primeiro baterista da banda de heavy metal Machine Head. O artista, de 52 anos, morreu enquanto dormia, mas a causa da morte não foi divulgada.

# 5/8/2020 – Morreu em Portugal o jornalista angolano Edgar Cunha. A causa da morte não foi divulgada. Ele atuava na Televisão Pública de Angola (TPA). Em 2011, foi nomeado adido de imprensa de Angola em Cuba, onde permaneceu por quatro anos. Nos últimos meses, Edgar Cunha se tratava de um câncer, em Lisboa. Deixa viúva e dois filhos.

# 5/8/2020 – Ator Gésio Amadeu morreu aos 73 anos, por falência múltipla dos órgãos, após ser internado em junho com a covid-19. Amadeu era ator de teatro e televisão, e ficou conhecido por seu trabalho em ‘Chiquititas’, no SBT, no ‘Sítio do Pica Pau Amarelo’, na Globo, e em filmes e em diversas novelas da própria Globo, da TV Bandeirantes e da TV Tupi. Mais recentemente, trabalhava na série infanto-juvenil ‘Bugados’, do Canal Gloob. Na Tupi, onde ficou até o encerramento das atividades da emissora, fez novelas como ‘Éramos Seis’, ‘O Direito de Nascer’ e ‘Gaivotas’. Ganhou projeção com o personagem Chef Chico, na novela juvenil ‘Chiquititas’ (1997), e, depois, interpretou o Tio Barnabé, no ‘Sítio do Pica Pau Amarelo’, já na Globo.

# 5/8/2020 – O cinegrafista José Raimundo Alves, da TV Bahia, morreu após ser diagnosticado com o novo coronavírus. O experiente profissional era hipertenso e diabético. Integrante da equipe de cinegrafistas da tevê por uma década, entre os anos de 1999 e 2009, José Raimundo realizou diversos trabalhos reconhecidos para a emissora de televisão, a exemplo do ‘Jornal Nacional’, ‘Fantástico’, ‘Jornal Hoje’, assim como o ‘Jornal da Globo’ e ‘Domingão do Faustão’. O cinegrafista, que morreu em um Hospital de Campanha de Salvador, deixou esposa e filhos.

# 5/8/2020 – Cacique Aritana Yawalapiti, líder histórico do Xingu, morreu por complicações causadas pela covid-19. Ele tinha 71 anos e estava internado havia duas semanas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Francisco, em Goiânia (GO). Aritana assumiu a liderança dos Yawalapiti na década de 1980, aos 19 anos, antes da criação do Parque Indígena do Xingu. Ele era um dos últimos remanescentes dos povos que caçavam e pescavam com arco e flecha na região. O líder cresceu em torno dos irmãos Orlando e Cláudio Villas-Bôas, com quem trabalhou conjuntamente para a criação da maior reserva indígena do mundo. Enquanto um dos mais respeitados caciques do Xingu, ele passou a atuar na defesa dos direitos dos indígenas, especialmente em relação à demarcação de terras, preservação ambiental, saúde e educação.

# 5/8/2020 – O presidente da Federação Venezuelana de Futebol (FUV), Jesus Berardinelli Lezama, 61 anos, morreu em Caracas por problemas de saúde, 16 dias depois de ter sido detido e acusado de alegadas irregularidades administrativas. Jesus Berardinelli Lezama foi detido a 20 de julho e dois dias depois foi internado em uma clínica onde permanecia em terapia intensiva, devido a uma insuficiência respiratória. A Confederação de Futebol da América do Sul (Conmebol) declarou três dias de luto.

# 5/8/2020 – Morreu por coronavírus o cônsul da Venezuela em Boa Vista (RR), Faustino Torella, aos 57 anos. A informação foi confirmada pelo Ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Jorge Arreaza, em rede social. Faustino ocupava o cargo desde 2018 e deixou Boa Vista no dia 22 de junho, sendo levado em uma ambulância do Exército Brasileiro para a fronteira em Pacaraima, ao norte do estado. O traslado seguiu todos os protocolos estabelecidos pela Polícia Federal.



Fonte: Espaço PB – Jorge Rezende – Foto: Reprodução – contato@espacopb.com.br

Comentários: