Obituário: atriz pernambucana, palhaço, médico paraibano, historiador baiano, arquiteto...

Publicado em: 07/08/2020 às 07:45
Foto

# 3/8/2020 – Athos Silva Miranda, mais conhecido como palhaço Chumbrega, morreu aos 77 anos, vítima de covid-19. A informação foi confirmada pelo Circo Di Napoli, companhia na qual ele integrava o elenco e fazia espetáculos. O palhaço, acrobata, equilibrista, ator, músico e trapezista morreu em Jundiaí, interior de São Paulo. Ele estava internado e não resistiu às complicações da doença.

# 5/8/2020 – Morreu, no Rio de Janeiro (RJ), o arquiteto André Piva, de 52 anos, vítima de uma leucemia linfocítica aguda extremamente agressiva – a doença havia sido diagnosticada recentemente. Ele tinha entre seus trabalhos mais recentes a revitalização do Cinema Leblon, na capital fluminense. Piva era casado com o estilista Carlos Tufvesson, com quem oficializou a relação em 2013, depois de recorrer ao STF para conseguir legalizar a união.

# 6/8/2020 – Atriz e encenadora portuguesa Fernanda Lapa morreu aos 77 anos, em Cascais, Portugal, onde estava hospitalizada, anunciou a Escola de Mulheres, companhia que dirigiu desde a sua fundação, em 1995. Várias vezes premiada, Fernanda Lapa coordenou as comemorações deste ano do centenário de Bernardo Santareno, de quem a Escola de Mulheres vai levar ao palco, em novembro, a obra ‘O Punho’, com versão cênica da atriz e encenadora morta.

# 6/8/2020 – Morreu vítima da covid-19 o médico anestesista Geraldo Arnaud de Assis Júnior, mais conhecido por Doutor Geraldinho, que já foi vice-prefeito de Pombal e diretor do Hospital Regional da cidade sertaneja. O médico procurou uma unidade hospitalar de sua cidade em 22 de julho e cinco dias depois acabou sendo transferido para o Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa, uma das referências no tratamento da pandemia. Ele era mantido entubado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HU, mas acabou não resistindo. Foi vice-prefeito por dois mandatos consecutivos, entre 2009 e 2016, em ambas tendo a hoje deputada estadual Pollyana Dutra (PSB) como prefeita. Na época, Pollyana era filiada ao PT e Geraldinho era filiado ao PSDB, no que foi uma das raras alianças entre petistas e tucanos do país.

# 6/8/2020 – Historiador e escritor Jaime Sodré morreu aos 73 anos, em Salvador. Ele teve um infarto fulminante quando estava em casa e não sobreviveu. Doutor em História Social, PhD em História da Cultura Negra, Sodré também era professor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. Acumulava diversos prêmios nos campos das artes plásticas e da música. Fez parte do Conselho Consultivo do Olodum gestão 1998-2000.

# 6/8/2020 – Atriz, roteirista, produtora e diretora pernambucana, Aurora Duarte (na foto) morreu aos 83 anos, na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, onde estava internada há mais de dois meses. Aurora foi descoberta em Recife pelo diretor Alberto Cavalcanti, em 1952, que a escolheu como protagonista de seu filme ‘O Canto do Mar’, uma história de miseráveis retirantes do litoral nordestino que chegou a concorrer à Palma de Ouro em Cannes, em 1953, ganhando nesse ano o prêmio de direção no ‘Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary’, na República Checa.

# 6/8/2020 – O Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) confirmou a morte do desembargador aposentado Constantino Tork Brahuna, de 71 anos. O magistrado estava internado desde 11 de julho após sofrer três paradas cardíacas. Brahuna ingressou no TJAP em 1991 no primeiro concurso público realizado no estado e permaneceu até 2016, quando foi aposentado compulsoriamente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).



Fonte: Espaço PB – Jorge Rezende – Foto: Reprodução – contato@espacopb.com.br

Comentários: