João Pessoa voltará a realizar o ‘Baile dos Artistas da Paraíba’ a partir de 2023

Publicado em: 13/05/2022 às 20:00
Foto

A realização do tradicional ‘Baile dos Artistas da Paraíba’, que fez história no Carnaval de João Pessoa até a primeira metade dos anos de 1990, estará de volta ao cenário da capital paraibana em 2023. O evento, programado para o mês de fevereiro do ano que vem, já está sendo trabalhado por uma comissão organizadora que está elaborando um calendário de atividades a ser colocado em prática ainda este ano.

A comissão organizadora, do que será a décima edição do ‘Baile dos Artistas’, é composta por Chico Noronha, gestor cultural e jornalista; Madeleine Braga, bailarina-coreógrafa, apresentadora de tevê e psicóloga; Joalisson Cunha, ator e arquiteto; Roberto Maia, psicanalista e produtor; e Juca Pontes, poeta, editor e produtor.

“A notícia da volta do ‘Baile dos Artistas’ pegou a capital paraibana de surpresa. Além dos segmentos culturais bastante influentes, o retorno do evento está mexendo com setores da imprensa e dos movimentos sociais libertários de João Pessoa, que respaldam as mulheres, os negros e o segmento LGBTSQIA+”, ressalta o jornalista Chico Noronha.

A proposta da comissão organizadora do evento, conforme o psicanalista Roberto Maia, é unir no mesmo palco carnavalesco foliões de todas as classes sociais, “confraternizados pela mesma energia”, lembrando que o ‘Baile’ nasceu na década de 1980 junto com a criação dos blocos de Carnaval, um pouco antes da oficialização da prévia carnavalesca do ‘Folia de Rua’.

“Embora sejam movimentos independentes, havia uma necessidade de festejar o Carnaval em João Pessoa, assim não foi à toa que o ‘Baile dos Artistas’ e o ‘Muriçocas do Miramar’ foram criados no mesmo ano, em 1986”, relembra Roberto Maia.

O ‘X Baile dos Artistas da Paraíba’, em 2023, será realizado em parceria com o Folia de Rua e o Carnaval Tradição (que congrega agremiações carnavalescas de escola de samba, clubes de frevo, blocos indígenas e alas-ursa. “Vamos congregar toda a classe cultural da Paraíba para fazermos uma grande festa de comemoração e premiação da arte paraibana”, completa Chico Noronha.

A comissão organizador do ‘Baile dos Artistas’ pretende desenvolver durante todo o período que antecede ao evento o ‘Projeto Esquenta’. “O ‘Baile’, ideologicamente, é um lugar itinerante. Nós nunca tivemos a intenção de realizar apenas uma premiação. Aliás, sempre foi um lugar de diálogo durante o ano todo com os artistas locais”, adianta Roberto maia, lembrando que, no passado, era feito um coquetel de lançamento do evento, no bar instalado nos jardins do Teatro Santa Rosa, na capital paraibana.

“Causava aquele burburinho na cidade. Então, ainda para este ano, resolvemos fazer vários ‘Esquentas’ por meio de encontros entre os artistas, vernissages, exposições de arte, shows etc., para que possamos nos encontrar algumas vezes durante o ano”, explica o produtor Roberto Maia.

E ele completa: “Isso tudo é para nos expressarmos por meio da arte até chegarmos ao ‘Baile’ em si. A intenção é que o ‘Baile’ nunca perca seu caráter itinerante e democrático, refletindo, assim’ sobre o papel da arte em nosso país”. E ele ainda destaca: “Lembro inclusive de uma frase que nosso querido Domingos Sérgio, o primeiro organizador do ‘Baile dos Artistas’, fazia questão de reafirmar: ‘Gente é para brilhar sempre!’. É para isso que estamos trabalhando”.

A comissão organizadora já disponibilizou ao público internauta um link (clique aqui) onde poderá ser feita a votação para a eleição da ‘Personalidade Cultural Paraibana’ e dos ‘Rei e Rainha do X Baile dos Artistas da Paraíba’.



Fonte: Espaço PB – Jorge Rezende – Ilustração: Reprodução – Contato: jorgerezende.imprensa@gmail.com

Comentários: