Experiência do audiovisual em João Pessoa é discutida em evento na Bahia

Publicado em: 13/09/2023 às 16:30
Foto

O diretor-executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Marcus Alves, está participando do SalCine Conecta, na Bahia, iniciado na terça-feira (12) e que vai até esta quinta-feira (14). O evento é uma realização do SalCine, programa da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador (Secult), que visa o desenvolvimento do setor audiovisual na cidade. Do encontro, participam diretores, produtores, agentes de mercado e profissionais do setor.

Em maio desse ano, a Funjope firmou parceria com a SalCine para a troca de experiências. “É muito significativo e importante para a Funjope estar participando desse evento da SalCine, porque no evento nós reafirmamos um lado muito correto que estamos desenvolvendo na nossa política de audiovisual de João Pessoa”, destaca Marcus Alves.

Ele afirma que, no evento, é possível dialogar, interagir, partilhar as experiências de capital paraibana com a criação da João Pessoa Film Commission, a Agência de Audiovisual e todas as parcerias firmadas com o Polo Audiovisual da Zona da Mata de Cataguases, em Minas Gerais; o Ventana Sur, o próprio Festival Internacional de Cinema (FestincineJP); e todo o processo das rodadas de negócios que a Funjope conseguiu colocar para os produtores.

“Interagir com Salvador é, sobretudo, conseguir aumentar a visibilidade de João Pessoa nesse processo de intercâmbio e interação com todo o Nordeste brasileiro que, a partir da recriação do Ministério da Cultura, passa por um novo momento no processo de criação das políticas públicas de cultura”, acrescenta.

O chefe da Divisão de Audiovisual da Funjope, Paulo Roberto, compõe a mesa ‘Film Commission em cidades, força motriz da economia audiovisual’ e avalia a participação no evento. “Estar integrando, ocupando um lugar na primeira edição do SalCine Conecta é importante para a Funjope e, em específico, para sua Divisão de Audiovisual porque nos empodera com a visão do Brasil sobre nós como possuindo uma política pública dedicada para o desenvolvimento do setor audiovisual de João Pessoa, o que é algo inédito. Novos tempos sopram para o nosso cinema de João Pessoa. Viva!”, comemora.

Sob a curadoria da cineasta Viviane Ferreira, o evento em Salvador tem diversos convidados, como o ator e diretor Antônio Pitanga e o roteirista e dramaturgo Elísio Lopes, que participam de mesas de discussão, masterclasses e exibições de filmes gravados na capital baiana. Entre os participantes estão César Piva, da Agência de Fomento do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Cataguases (MG); Eliane Parreiras, secretária de Cultura de Belo Horizonte e o adjunto Gabriel Portela; Fernando Guerreiro, da Fundação Gregório de Matos; Pedro Tourinho, secretário de Cultura e Turismo de Salvador; e Alfredo Manevy, do Fórum de Tiradentes.

Durante os três dias, as mesas de debates abordarão temas como ‘Mercados e negócios estratégicos para a cidade de Salvador’, ‘Panorama e diretrizes para incidência em políticas públicas do audiovisual’, ‘Desafios da difusão na consolidação e ampliação de públicos e audiências’ e ‘Production Service e a relação com plataformas de Streaming no Brasil’.

Nas masterclasses, Susan Kalik e Antônio Pitanga irão falar sobre as experiências de gravação em Salvador dos longas-metragens ‘Timidez’ e ‘Malês’, respectivamente. Os filmes ‘Artista Suburbano’, ‘5 fitas’, ‘Do que aprendi com minhas mais velhas’ e ‘Diário de primavera’, de Fabíola Aquino, terão sessões especiais.

Nesta quinta-feira, durante a cerimônia de encerramento do evento, serão lançadas as linhas formativas do SalCine, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec) de Salvador, com os cursos de capacitação na área do audiovisual e games.



Fonte: Espaço PB com Secom-PMJP (Lucilene Meireles) – Foto: Luan teles – Contato: jorgerezende.imprensa@gmail.com

Comentários: