Coleta seletiva: condomínios iniciam cadastro para participar do 'SustentaMundoBr - Parahyba'

Publicado em: 18/09/2020 às 16:20
Foto

Condomínios localizados na cidade de Cabedelo, na Região Metropolitana de João Pessoa, já começaram a se cadastrar no programa 'SustentaMundoBr - Parahyba', lançando esta semana durante um evento semipresencial que reuniu integrantes da iniciativa na capital paraibana. O programa, de incentivo à coleta seletiva e à reciclagem, inicia-se por meio de arranjos em residências para que o material recolhido possa chegar a um centro de triagem operado por cooperativas ou empresas especializadas. O evento, transmitido ao vivo pelas redes sociais, está disponível clicando aqui.

Para um dos coordenadores do ‘SustentaMundoBr’, Cláudio Tieghi, é necessária a atuação de várias mãos para constituir um ambiente sustentável. “Nós vivemos num mundo mais interessante se for construído por muitas partes, cada uma contribuindo para tornar melhor o nosso dia a dia”, destacou. Cláudio lembrou a necessidade de estimular o consumo consciente, mas lamentou a existência de algumas barreiras para a efetivação da prática. “A pandemia, por exemplo, fez o consumo ser diferente, provocou algumas reflexões, mas é preciso ter consciência da responsabilidade, por isso, nos juntamos nesta ação”, explicou.

Durante o lançamento, ele trouxe dados de um estudo mostrando que a reciclagem ficou entre 3% a 5% no país (Relatório do Ipea, 2010). “Quando a gente avalia esses índices, cria condições adequadas para pensar o consumo. É preciso ter o elo da corrente – o catador – empoderado”, destacou. O ‘SustentaMundoBr’ está ancorado no Ibas, que promove boas práticas em relação ao consumo sustentável.

Na Paraíba, foi trazido a partir da iniciativa de empresários locais, como Lúcia Wolmer, diretora e proprietária da escola MapleBear João Pessoa. “Eu tenho muita fé no projeto e espero que nossos alunos contribuam. Sou entusiasta da coleta seletiva e já acho que perdemos tempo demais em não investir nisso. Com o engajamento da comunidade vamos conseguir”, afirmou.

Além da presença dos idealizadores, o evento contou com convidados como o ex-catador e especialista em Gestão de Projetos Telines Basílio (Carioca), fundador e presidente da Cooperativa da Capela do Socorro (Coopercaps), um expoente no cenário da coleta seletiva e reciclagem no Brasil. “A cooperativa tem amplo cunho social, ambiental e econômico. Tenho muito orgulho de ter conhecido essas pessoas com espírito guerreiro, querendo aprender para tornar seu empreendimento lucrativo. O ‘SustentaMundoBr’ veio para fortalecer o trabalho delas que é dirigido e importante para a sociedade”, frisou.

Ainda participaram do lançamento a coordenadora do ‘SustentaMundoBr’ Aparecida Queiroz; a agente ambiental do programa na Paraíba, Kaline Aranha; e representantes de associações de catadores de Cabedelo e de João Pessoa. “O projeto está chegando para apoiar os catadores. A sociedade não tem a cultura de colocar seus resíduos nos locais certos. Uma cidade como a nossa deveria focar na educação ambiental. Deveria ser uma inciativa em cooperação: poder público, sociedade e catadores. O que fazemos beneficia a todos”, pontuou Kelson Galdino, da Associação dos Catadores de Recicláveis de João Pessoa (Ascare).

A presidente da Associação dos Trabalhadores de Reciclagem de Cabedelo (Astrec), Larissa Rodrigues, também elogiou o programa e disse esperar que ele ajude a conseguir mais material para a reciclagem, pois é com o aumento do volume que poderão oferecer mais oportunidades para novos cooperados.

Inovação

Um dos destaques do programa será a utilização dos suportes descartáveis para sacos de lixo Niltex, idealizado por Nilton Jorge Zotto e com patente registrada e reconhecida mundialmente. O suporte é feito em papelão que estabiliza a boca do saco de lixo, tornando mais fácil o seu descarte. “É uma ferramenta de educação e mobilização. O modelo que será entregue já vem com instrução do que pode ser descartado. Ele é um veículo de educação porque explica o que pode ser aproveitado”, detalhou o inventor.

O programa ‘SustentaMundoBr - Parahyba’ foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar do Instituto Brasileiro do Ambiente Sustentável (Ibas) – clique aqui – para incentivar a coleta seletiva em municípios e iniciou com um minucioso diagnóstico da realidade local, etapa que, em Cabedelo, já foi concluída. A partir dele, é possível estabelecer os processos para que a destinação correta dos recicláveis possa chegar a um centro de triagem operado por cooperativas ou empresas especializadas que comercialização o material de forma a gerar trabalho e renda para catadores e suas famílias. Os interessados podem se inscrever a partir do e-mail contato@sustentamundobr.com.br. Para mais informações, clicar aqui.



Fonte: Espaço PB com assessoria – Foto: Telemetra – contato@espacopb.com.br

Comentários: