Variante ômicron avança, mas João Pessoa mantém roteiro de eventos nacionais e internacionais e deve atrair 250 mil turistas

Publicado em: 28/11/2021 às 23:55
Foto

Mesmo com o avanço da variante ômicron do novo coronavírus, que provoca a covid-19, a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) informa que está mantendo seu roteiro de eventos nacionais e internacionais e prevê que a cidade deverá atrair 250 mil turistas até a virada do ano.

Esse um quarto de milhão de turistas que desembarcarão na capital paraibana para passar o fim de ano está na expectativa da Secretaria do Turismo do Município (Setur), que prevê a ocupação de, no mínimo, 85% da rede hoteleira da cidade neste período.

Todos os continentes já registram casos da variante ômicron do novo coronavírus. Neste domingo (28), o Canadá se tornou o primeiro país das Américas a confirmar a infecção. Foram dois casos na província de Ontário. Ao todo, mais de dez países já informaram a presença da cepa na população.

Também neste domingo (28), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que um passageiro brasileiro com passagem pela África do Sul e que desembarcou em Guarulhos, na Grande São Paulo, testou positivo para a covid-19. Não há confirmação se o caso é da variante ômicron.

O sequenciamento genético para a identificação da cepa do vírus está sendo feito pelo Instituto Adolfo Lutz, e a previsão é que a análise fique pronta em até cinco dias. O paciente, que já está em isolamento, tem esquema vacinal completo. É um homem, de 29 anos, morador de Guarulhos, que veio da Etiópia, está em casa e tem apenas sintomas leves da doença.

Segundo o secretário do Turismo de João Pessoa, Daniel Rodrigues, toda essa escala de aumento de ocupação turística em João Pessoa é proveniente da divulgação realizada pela prefeitura, por meio da Setur, em feiras e eventos em todo o Brasil, fazendo com que a capital paraibana tenha continuidade no fluxo de turistas na baixa e alta estação, principalmente nos meses de janeiro e fevereiro.

“No feriadão de 15 de novembro, por exemplo, tivemos 8.500 passageiros desembarcando no Aeroporto Castro Pinto, com destino a João Pessoa. Agora para dezembro, estamos em ritmo acelerado para executar o ‘Natal dos Sentimentos’ que começa no próximo dia 3 e vai até 26 de dezembro. O evento está sendo vendido lá fora e vai aquecer o turismo ainda mais nessa época”, acrescentou.

Além do evento natalino, o secretário do Turismo disse que outras iniciativas da prefeitura têm atraído os turistas para a cidade, principalmente para eventos esportivos, como a Maratona Internacional realizada em outubro. “A cidade hoje atende a todos os perfis de turistas e está bem preparada para receber essa demanda, desde a rede hoteleira, com mais de 1.700 leitos disponíveis, à gastronomia, além de dispor de toda infraestrutura necessária”, frisou o secretário.

A variante do novo coronavírus, inicialmente chamada de B.1.1.529, foi identificada primeiro na África do Sul pelo virologista Túlio de Oliveira, diretor do Centro para Resposta Epidêmica e Inovação do país, que anunciou a sua descoberta na quinta-feira (25).

A variante preocupa pois tem 50 mutações – algo nunca visto antes –, sendo mais de 30 na proteína “spike” (a “chave” que o vírus usa para entrar nas células e que é o alvo da maioria das vacinas contra a covid-19).



Fonte: Espaço PB com Secom-PMJP (Djane Barros) e G1 – Foto: Divulgação – Contato: jorgerezende.imprensa@gmail.com

Comentários: