Seis concursos públicos e 25 processos de seleção são realizados na Paraíba em menos de três anos

Publicado em: 26/06/2021 às 07:40
Foto

Uma das ações que contribuem para melhorar a eficiência, a transparência e a democratização do acesso ao serviço público, bem como a qualificação dos servidores, é a realização de concursos. Em menos de três anos de gestão, o governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania), já realizou seis concursos públicos e 25 processos seletivos simplificados de servidores.

Dentre os concursos concluídos estão o da Secretaria de Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT) e o da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Fundac). Outros quatro certames estão em andamento. Encontram-se em fase final de publicação de edital o da Polícia Civil, o da Companhia Docas e o da Fundação PBSaúde.

O edital do concurso da Procuradoria Geral do Estado (PGE) já foi publicado e as inscrições seguem até o dia 15 de julho, enquanto o edital da Fundação PBSaúde, que vai contratar 4.401 servidores,  está previsto para ser divulgado no próximo mês de julho.

Em 2019, o governo da Paraíba nomeou 1.589 aprovados no concurso do magistério. O edital previa mil vagas, mas, mesmo com a pandemia e honrando o compromisso de fazer concurso público para o magistério anualmente, João Azevêdo nomeou mais 589 professores em 2020, remanescentes do concurso da educação básica 3.

Também em 2019 foi lançado o concurso da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Fundac). Foi o primeiro concurso para agentes socioeducativos, sendo nomeados 410 novos servidores.

Já as inscrições para o concurso da Procuradoria Geral do Estado da Paraíba seguem abertas até o dia 15 de julho. O concurso oferece 12 vagas, além de formação de cadastro de reserva. Dessas vagas, 11 são para ampla concorrência e uma vaga para pessoa com deficiência. O edital completo pode ser conferido no site da organizadora do concurso, Cebraspe (https://www.cebraspe.org.br).

Em fevereiro deste ano, o governador João Azevêdo autorizou a realização de concurso público com 1.400 vagas para a Polícia Civil. O concurso vai suprir as necessidades dos cargos de carreira da Polícia Civil, considerando um cenário com previsão de 785 servidores aptos à aposentadoria.

A Banca organizadora já foi selecionada. Será o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) e a comissão está em fase de conclusão do edital. As vagas contemplam nove cargos de carreira da Polícia Civil: delegado (120 vagas), escrivão (520 vagas), perito médico (50), técnico em perícia (73), necrotomista (70), agente de investigação (414), perito criminal (77), perito químico (45) e papiloscopista (31).

Também estão em fase de conclusão e publicação de edital os concursos da Companhia Docas e da Fundação PBSaúde. Para a carreira portuária, as vagas serão para contador, advogado, administrador, arquivologista, engenheiro civil, técnico e assistente administrativo. A comissão organizadora do concurso está elaborando o termo de referência.

Já para a carreira de saúde, da Fundação PBSaúde, serão oferecidas 4.401 vagas para área médica e técnica. O edital está previsto para ser publicado no mês de julho.



Fonte: Espaço PB com Secom-PB – Foto: Divulgação – Contato: jorgerezende.imprensa@gmail.com

Comentários: