Santa Rita enlutada: Ex-deputado Ceslau Gadelha morre na madrugada desta segunda-feira

Publicado em: 06/07/2020 às 13:35
Foto

O ex-deputado estadual e empresário, Ceslau da Costa Gadelha Filho, 93 anos, faleceu na madrugada desta segunda-feira (6), em João Pessoa.

“Costinha”, como era popularmente conhecido em sua terra natal, Santa Rita, nasceu no dia 4 de fevereiro de 1927. Ele era filho de Ceslau da Costa Gadelha e Maria de Nazareth da Costa Gadelha. Ceslau era irmão de Humberto da Costa Gadelha, de Heraldo Costa Gadelha, ex-prefeito de Santa e deputado estadual e de Rita Gadelha de Sá, juíza de Direito e esposa do desembargador Coriolano Dias de Sá.

Ceslau era proprietário de um posto de gasolina inaugurado em 5 de maio de 1964, no local onde antes funcionava o Pavilhão de Lau Farias, no triângulo da ruas São João, Siqueira Campos e a Praça João Pessoa, em Santa Rita. Ele também construiu, em Santa Rita, junto com o seu irmão Heral do Gadelha, o Hospital Ceslau Gadelha, que recebeu essa denominação em homenagem ao seu pai. O hospital era mantido pela Associação Casa da Mãe Pobre.

Ceslau disputou várias eleições em Santa Rita, para os cargos de prefeito, deputado estadual e federal. Ele chegou a ser, segundo relata o escritor Francisco Aguiar, no livro Santa Rita e Sua Gente, o candidato a deputado estadual mais votado de Santa Rita nas eleições de 15 de novembro de 1966, porém ficou suplente e Egídio Madruga, eleito com o reforço dos votos de Taperoá, Sapé, Cruz do Espírito Santo, dentre outros municípios. Na suplência, Ceslau chegou a assumir o cargo.

"Costinha" era funcionário federal aposentado e pessoa muito querida em Santa Rita, onde também passou vários anos participando do corpo de sentença do Tribunal do Juri da Comarca existente na cidade canavieira. Deixa esposa, filhos e netos.



Fonte: Espaço PB – Redação: contato@espacopb.com.br

Comentários: