Retrocesso e crueldade: Irã diz ter lançado cápsula com animais vivos ao espaço

Publicado em: 08/12/2023 às 14:35
Foto

A mídia estatal iraniana anunciou que o país enviou uma cápsula transportando animais vivos ao espaço. O lançamento do foguete Salman foi realizado quarta-feira passada (6/12) e faz parte do projeto do Irã para impulsionar o programa espacial e enviar missões com astronautas ao espaço até o final de 2029.

No entanto, nenhum representante do governo informou quais animais estavam a bordo da cápsula. Hossein Dalirian, porta-voz da agência espacial iraniana, compartilhou um vídeo do lançamento no X, antigo Twitter.

Enviar animais vivos para o espaço é extremamente cruel, covarde e antiético. Primeiramente, eles não podem consentir a participação nestes experimentos, o que viola princípios éticos fundamentais. Além disso, os efeitos desconhecidos e potencialmente prejudiciais da exposição ao ambiente espacial causam sofrimento extremo aos animais. Antes de morrer, eles passam por medo, dores e grande terror.

Matá-los em nome da pesquisa espacial é atroz, especialmente quando existem alternativas éticas e avanços tecnológicos que permitem simulações e testes mais precisos.

Aproveitamos para homenagear a cachorrinha Laika, primeiro ser vivo enviado ao espaço, e todos os outros animais de várias espécies que foram mortos desta forma pela inconsciência humana. Laika e os outros passaram sozinhos por horas de pavor e imensurável martírio e dor até morrerem por superaquecimento.

Deixamos aqui nosso protesto para que os países não usem mais animais para qualquer tipo de teste, experimento ou simulação.



Fonte: espaçopb@gmail.com com Anda - Foto: divulgação/Ministério da Defesa do Irã

Comentários: