Queiroga pede uso de máscara e diz: 'Evitar lockdown é a ordem'

Publicado em: 03/04/2021 às 15:00
Foto

O ministro Marcelo Queiroga, da Saúde, afirmou neste sábado (3) que, em uma conversa com Tedros Adhanom, da Organização Mundial da Saúde (OMS), analisou-se a possibilidade de adaptar fábricas brasileiras de vacinas para animais para que elas passem a produzir vacinas para a prevenção da Covid-19 em humanos.

Queiroga diz que um dos temas da conversa entre ele e Tedros foi como assegurar mais vacinas nos próximos três meses. Segundo o ministro, além da Fundação Oswaldo Cruz e do Butantan, será feita também uma análise técnica "para a adequação dos parques que produzem vacinas animais para utilizá-los para produzir vacinas em humanos".

Evitar um lockdown

Ele disse diversas vezes que é preciso observar as regras de prevenção ao contágio, como usar máscaras e evitar aglomerações, mas que não haverá uma lei que obrigará as pessoas a fazerem isso.

"O Brasil é um dos focos da doença, estamos perdendo, todos os dias, muitos brasileiros. Isso decorre da pressão sobre o sistema de saúde", afirmou Queiroga. Foi nesse momento que ele pediu para que as pessoas usem máscaras, mantenham distância entre elas e não façam aglomerações.

"Todos sabemos que o uso de máscaras é fundamental, é necessário que haja adesão da população brasileira", disse.

Ele então afirmou que a ideia é também proteger a economia e que evitar lockdown é a ordem. "Não adianta querer fazer isso na base da imposição. Não vão conseguir. Não é lei que vai obrigar as pessoas a usar máscara, tem lei demais nesse país. É preciso que as pessoas acreditem no que estamos dizendo e que façam", afirmou.



Fonte: EspaçoPB com G1 - contato@espacopb.com.br

Comentários: