Promotor João Geraldo é o primeiro e o único candidato até agora a se inscrever para eleição de procurador-geral de Justiça do MPPB

Publicado em: 11/06/2021 às 07:59
Foto

Faltando poucas horas para o encerramento do prazo de inscrições de candidatos para a disputa eleitoral que vai definir o novo procurador-geral de Justiça do Ministério Público da Paraíba (MPPB), o promotor de Justiça João Geraldo Carneiro Barbosa (na foto) foi o primeiro, e até agora o único, a registrar oficialmente sua candidatura. O prazo de inscrições de candidaturas se encerra às 13h desta sexta-feira (11).

A eleição ocorrerá no dia 29 de julho e a posse do futuro novo procurador-geral de Justiça está prevista para 29 de agosto deste ano. Nos bastidores, há informações de que outros três candidatos poderão se inscrever até o final do prazo para se habilitarem à disputa da eleição que define a lista tríplice destinada à nomeação do novo procurador-geral de Justiça para o biênio 2021-2023.

Vítima de um AVC e tempos depois ser acometido pelo novo coronavírus, que causa a covid-19 (chegando a ficar internado em um hospital da capital paraibana), o promotor de Justiça João Geraldo Carneiro Barbosa – já recuperado das enfermidades – está oficialmente na disputa.

Aos 59 anos, João Geraldo responde pela 2ª Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Histórico, Cultural, Artístico, Estético, Paisagístico, Turístico e Urbanístico de João Pessoa (Defesa do Meio Ambiente e do Patrimônio Social da Capital).

Natural de João Pessoa, ele ingressou no Ministério Público da Paraíba em junho de 1991, iniciando suas atividades funcionais como promotor de Justiça titular da Promotoria de Justiça de Pocinhos. Na sequência, foi também promotor de Justiça titular das Promotorias de Justiça de Sousa, Cajazeiras, Campina Grande e João Pessoa, onde já exerceu a titularidade da 12ª Promotoria Cível e da Promotoria de Defesa dos Direitos da Saúde.

O próximo procurador-geral de Justiça vai substituir o atual procurador-geral Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega, que foi eleito para o biênio 2017-2019 e depois reeleito para o período 2019-2021. A disputa para o próximo biênio tem início oficialmente quando se encerra as inscrições dos candidatos que pretendem disputar a lista tríplice que, posteriormente, será encaminhada para o governador João Azevêdo (Cidadania).

Os outros três nomes especulados que podem entrar na disputa são do atual secretário-geral do MPPB, promotor de Justiça Antônio Hortêncio; do promotor Bergson Formiga, que hoje é o 3º promotor da Promotoria de Justiça de Cabedelo e 44º promotor da Promotoria de Justiça de João Pessoa; e do promotor de Justiça Amadeus Lopes, que desempenha a função de 41º promotor da Promotoria de Justiça de João Pessoa.



Fonte: Espaço PB – Foto: Assim-MPPB – Contato: jorgerezende.imprensa@gmail.com

Comentários: