Projeto 'TrocaDin' chega em João Pessoa como instrumento de transformação social

Publicado em: 29/06/2020 às 16:50
Foto

O escambo é a prática ancestral de se realizar uma troca comercial sem equivalência de valor, é a forma original e mais básica que o ser humano tem de realizar trocas, geralmente com o excedente de cada comunidade, uma atividade de troca utilizada quando ainda não havia sistema monetário também conhecida como permuta ou troca direta, onde envolvia coisas e serviços.

Neste sistema, a própria mercadoria torna-se moeda, passando a representar também, medida de valor. Ainda hoje essa atividade pode ser evidenciada. Em situações de crise, o escambo pode ser a forma encontrada como prática de cooperação e consciência. Como exemplo, podemos citar a crise financeira russa na décadade 90 e, posteriormente, na Venezuela.

Guerras, revoluções e pandemias são momentos favoráveis para transformação e aceleração de novos processos. A vida pós Covid-19 vai demandar adaptações e criatividade. Mais do que pensar na vida pós-quarentena, precisamos pensar quais mudanças precisam ser feitas hoje, e como podemos usar esse choque no sistema para refazer nosso mundo para melhor.

Estudos e artigos vêm apontando alguns conceitos que passarão a fazer parte da nossa vida, são eles: colaboração, simplicidade, propósito, criatividade, consumo consciente, inovação. Esse cenário favoreceu a criação do TrocaDin. Mais uma vez desafiamos a lógica do consumo com pioneirismo e inovação, apresentando à Paraíba uma nova maneira de usar e consumir roupas.

O Troca Din é um programa de troca de roupas para usuárias interessadas em renovar o armário através da troca de peças que serão divididas em dois grupos-odas Sementes e dos Grãos-e contribuição simbólica para a manutenção do Serviço. A proposta doTroca Din é apresentar um serviço de maneira justa e acessível a todos.

Queremos disseminar a prática do desapego de ítens que estão para dos no guarda-roupa, mas que podem ter utilidade e serventia para outras pessoas. O acervo do Brechó Jardim das Margaridas (que conta com mais de 600 peças) estará à disposição para cada usuária trocar entre 5 e 10 peças mensalmente, definimos essa quantidade pois partimos do princípio que ninguém precisa ter mais de 10 itens novos em seu guarda-roupa em um período de 1 mês.

Após avaliação das peças, a usuária receberá as sementes e os grão sem um Cartão verde (uma espécie de cartão fidelidade) que será o documento oficial de controle. As trocas poderão ser feitas imediatamente, ou, caso não queira trocar no mesmo dia, o Cartão vede terá validade de 1 mês.

Nesse período de 1 mês (tempo do seu Cartão Verde), será possível utilizar as sementes e grãos durante qualquer dia, ou em semanas variadas até que complete os 30dias. Ao longo desse tempo, caso não encontre no acervo do Jardim peças para uso próprio, ofereceremos a oportunidade para que a usuária escolha peças para outras pessoas do seu convívio: para presentear alguém, para a filha,  amiga, sogra, cunhada, enfim, ficará à critério da usuária a utilidade para suas trocas. Todos os meses as usuárias poderão participar do TrocaDin, levando novas peças e recebendo um novo CartãoVerde.

Nosso ecossistema sustentável é formado por projetos que incentivam novas práticas e sustentabilidade, entre eles estão: O Brechó Jardim das Margaridas, o Cultive moda compartilhada ( primeiro guarda-roupa compartilhado da Paraíba, o Clube de troca de livros, Clube da biju ( feito com doações das clientes), um Espaço Colaborativo que incentiva os pequenos empreendedores locais, um Programa de doação de sacolas para serem reutilizadas.

Agora fortalecemos nossa missão com a chegadado TrocaDin. ”O mundo mudou,e agora agente também vai poder trocar".

Contato: Brechó Jardim das Margaridas & Cultive Moda Compartilhada-  Av.Monteiro da Franca, 511 Sala 01 –Empresarial Augustu´s, Manaíra. Instagram: @jardimmargaridas.

Adriana Guimarães - 83.98820-1575 email:adriananogui@hotmail.com Instagram:@adriananogui



Fonte: EspaçoPB - contato@espacopb.com.br

Comentários: