Prefeitos da Região Metropolitana de João Pessoa decidem criar consórcio para enfrentar problemas em comum

Publicado em: 15/01/2021 às 07:25
Foto

Reunidos na tarde dessa quinta-feira (14), prefeitos da Região Metropolitana de João Pessoa decidiram formalizar a criação de um consórcio com o objetivo de encontrar soluções para problemas que envolvem os municípios. O encontro, realizado no Paço Municipal, na capital paraibana, contou com as presenças dos prefeitos Cícero Lucena (Progressistas), de João Pessoa; Vítor Hugo (DEM), de Cabedelo; Luciene Gomes (PDT), de Bayeux; e Emerson Panta (Progressistas), de Santa Rita.

Outros gestores foram convidados e, apesar de não participarem da reunião, segundo Cícero Lucena, estão de acordo com a criação do consórcio. “Considero um momento histórico para a Região Metropolitana de João Pessoa no sentido de buscar eficiência, transparência e competência a serviço da população. Em busca disso que tentamos retomar essa ideia”. Na próxima semana as procuradorias municipais se encontram para decidir se reativam o Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal da Região Metropolitana de João Pessoa (Condiam), criado anos atrás e que reúne 12 municípios, ou se geram um novo consórcio.

“O consórcio foi o primeiro passo de uniformização das prefeituras para a retomada do desenvolvimento. Foram discutidos vários pontos como saúde, educação, mobilidade e novas tecnologias, que iremos aprofundar assim que seja criado o consórcio”, explicou Emerson Panta. Do município administrado pelo prefeito deve sair o primeiro projeto importante da união entre as cidades.

De acordo com o prefeito de Cabedelo, Vítor Hugo, uma das pautas do encontro foi o incentivo à energia solar. “O prefeito de Santa Rita se dispôs a disponibilizar um terreno para fazer um estudo para instalar placas solares para dividir entre todos os municípios”, disse. O gestor avaliou que o intuito neste momento é trabalhar os diversos segmentos para que unidos os municípios possam “desenvolver projetos que tragam emprego e estabilidade para a população”.

A reunião foi acompanhada, também, pelo prefeito de Pedras de Fogo, Manoel Júnior (Solidariedade), ex-vice-prefeito de João Pessoa, nas administrações de Ricardo Coutinho (PSB) e de Luciano Cartaxo (PV).

Reunião com ministro

Durante o encontro, Cícero Lucena ainda comentou a reunião que manteve na manhã de quinta-feira com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e prefeitos de todo o país para definições sobre o Plano Nacional de Vacinação Contra a Covid-19. Ao lado do vice-prefeito, Leo Bezerra (Cidadania), por videoconferência, foi definido que ficará a cargo dos municípios a logística de armazenamento e aplicação das doses.

“O ministro relatou para nós a disposição do governo de adquirir número de vacinas devidamente aprovadas pela Anvisa e que será distribuída pelo governo federal. Eu relatei o nosso posicionamento para que assim que a vacina chegue, na próxima semana, nós possamos iniciar de forma rápida e dentro do protocolo de prioridade que o governo federal estabeleceu. Praticamente todos os municípios (da Região Metropolitana) se encontram preparados”, assegurou.



Fonte: Espaço PB com jornal A União (Thaís Cirino) – Foto: Secom-PMJP – contato@espacopb.com.br

Comentários: