O prefeito Leo Bezerra abriu, na noite desta terça-feira (9), a 11ª Conferência Municipal de Saúde de João Pessoa (COMSAÚDEJP), destacando os avanços promovidos pela gestão na área. Entre as ações citadas, estão a reforma de 85 equipamentos públicos, a construção de 8 novas unidades de saúde – de um total de 10 previstas para entrega este ano –, além da modernização de hospitais, como o Complexo Hospitalar de Mangabeira (CHM) e da ampliação de serviços no Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), com a implantação dos programas de cirurgias bariátricas e de hemodinâmica.
Durante a solenidade, realizada no auditório do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), o gestor reafirmou o compromisso de continuar investindo na melhoria da saúde pública e defendeu a participação de todos os segmentos na construção das políticas do setor.
“É um evento participativo, que reúne não apenas representantes da Prefeitura de João Pessoa, mas também o Conselho Municipal de Saúde, profissionais, usuários e instituições que fazem a saúde da nossa cidade e da Paraíba. Estamos aqui para debater a Saúde, apresentar os avanços alcançados e reforçar que estamos preparados para construir o melhor modelo da história de João Pessoa”, afirmou Leo Bezerra.
O prefeito destacou ainda que a gestão está conseguindo eliminar áreas descobertas pela atenção básica com a construção de novas unidades de saúde, além de promover a modernização dos sistemas e a ampliação de serviços cada vez mais humanizados. “Temos consciência de que avançamos bastante, mas também sabemos que ainda podemos melhorar. Por isso, contamos com a colaboração de todos os segmentos e com a parceria do Governo Federal para continuar fortalecendo a Saúde da nossa cidade”, concluiu.
Nesta edição, o tema da Conferência, que se estende até a próxima quinta-feira (11), é ‘Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil’. O objetivo é discutir propostas, fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e construir caminhos para uma saúde mais humana e acessível. Entre os participantes, o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde, Felipe Proenço, revelou a importância da participação popular na conferência municipal da Capital paraibana.
“Dos princípios do SUS, o mais importante é a participação popular e isso foi reconhecido na Assembleia Mundial da Saúde, que tem uma resolução que recomenda isso para todos os sistemas de saúde do mundo. É justamente com a realização das conferências que o Sistema Único de Saúde vai sendo fortalecido”, exaltou.
Participação cidadã – Já o secretário municipal de Saúde, Luis Ferreira, destacou a participação ativa da sociedade para um evento tão importante do nível da Conferência Municipal de Saúde de João Pessoa. “É a participação ativa da sociedade como um determinante do que será investido na saúde e quais são as prioridades reais de quem está lá na ponta e que deve ser olhada com carinho e de forma fraternal pelos gestores. A conferência vem de uma forma organizada e racional estruturar esse recurso da saúde, que muitas vezes é escasso”, pontuou.
Para Mariah Marques, presidente do Conselho Municipal de Saúde de João Pessoa, é necessário ouvir todas as partes envolvidas para traçar as melhorias para o setor de saúde. “Agora, com a realização da Conferência Municipal de Saúde de João Pessoa, nós vamos discutir o plano estadual e nacional, escutando a sociedade civil, os trabalhadores e os gestores da saúde. Então, até o próximo dia 11 estaremos aqui debatendo as propostas para levar para o âmbito estadual e nacional toda essa política de melhorias para nossa saúde”, explicou.
Eixos temáticos – A 11ª COMSAÚDEJP será composta por quatro eixos temáticos. São eles: Democracia, Saúde como direito e soberania nacional; Financiamento adequado e suficiente para o SUS, com base na justiça tributária e na sustentabilidade fiscal e social; Os desafios para o SUS na agenda nacional da defesa da vida e da saúde: emergências climáticas e justiça socioambiental; e Modelo de atenção e gestão, territórios integrados e cuidado integral.
Canais de contato – Para mais informações sobre o evento, o Conselho Municipal de Saúde de João Pessoa (CMSJP) disponibiliza os seguintes canais: (83) 3213-7547 ou (83) 98169-7977 (WhatsApp), e-mail cmsjppb@gmail.com ou instagram @conselhodesaudejp.
Fonte: Espaço PB – Ascom -Texto: Max Oliveira e George Medeiros Edição: Felipe Silveira Fotografia: Renata Medeiros: contato@espacopb.com.br
Comentários: