Paraíba melhora ainda mais no ranking dos estados que menos devem no país

Publicado em: 29/02/2020 às 22:51
Foto

O índice de endividamento da Paraíba caiu de 32,47% em 2018 para 23,25% da Receita Corrente Líquida (RCL) em 2019. Os dados, divulgados em reportagem do jornal Valor, apontam que o estado possui o quinto menor endividamento do Brasil, atestando assim o seu quadro de equilíbrio fiscal.

O endividamento dos estados é medido pela relação entre Dívida Consolidada Líquida (DCL) e Receita Corrente Líquida (RCL), tendo como limite 200%. Entre 20 dos 25 estados mais o Distrito Federal (Roraima não foi incluído), o endividamento caiu em 2019 em relação ao ano de 2018, de acordo com a reportagem, que tem como base os relatórios da Secretaria do Tesouro Nacional. Os estados que registraram aumento do índice de endividamento foram Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul (RJ e RS ultrapassaram a Lei de Responsabilidade Fiscal), que enfrentam problemas de desequilíbrio fiscal.

O bom desempenho da economia da Paraíba em 2019 com sua política de gestão fiscal garantirá seu credenciamento no rating B do Tesouro Nacional pelo quarto ano consecutivo, na avaliação do secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão, Gilmar Martins, o que possibilitará a contratação das três operações de crédito (Finisa, PSH e Amar) que estão sendo negociadas com aval do governo federal, permitindo aumentar os investimentos em 2020.

Reportagem da Folha de São Paulo do último dia 26 aponta que a Paraíba é o quinto estado do Brasil que teve maior investimento público em 2019, abaixo apenas dos estados do Amapá, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Esses foram os únicos que registraram crescimento de 2018 para 2019. Os demais estados registraram queda na comparação com o ano anterior. 



Fonte: Espaço PB com Secom-PB – Redação: contato@espacopb.com.br

Comentários: