ONG Pro Dia Nascer Feliz: 15 anos de existência e resistência social e cultural

Publicado em: 13/08/2020 às 11:05
Foto

Por Alexandre Nunes

Em seus 15 anos de existência e resistência social, a ONG Pro Dia Nascer Feliz, atendeu mais de 20 mil estudantes de escolas públicas, através dos projetos: Educando Pelo Esporte I, II, III e IV, nos municípios de Alagoa Nova, Guarabira, Ingá, Mogeiro e Serra Redonda, em parceira com o Instituto Alpargatas e a Lei Federal de Incentivo ao Esporte.

A instituição surgiu no dia 13 de agosto de 2005, em Santa Rita, a partir da vontade de um grupo multiprofissional de educadores, pesquisadores, líderes comunitários, entre outros atores sociais.

A ONG Pro Dia Nascer Feliz também atendeu em Santa Rita, anualmente, por meio dos projetos Ação Pós-Escola, Ciranda Cultural e Esportiva, um total de 250 estudantes da rede municipal e estadual de ensino, em horário de contraturno escolar.  Oficinas de Danças Folclóricas, Teatro, Percussão, Canto Coral, Violão, Capoeira, Futsal, Futebol de Campo e Taekwondo são atividades oferecidas com total gratuidade. O critério para a participação é o aluno está matriculado e frequentando a escola.

Já no projeto Dançando na Terceira Idade, da ONG Pro Dia Nascer Feliz (ONG PDNF), o Grupo Flores Belas, composto por 80 idosos, usufrui das aulas de educação física, danças populares, teatro, leiturizacão, atividades manuais, recreação e lazer. "O objetivo é fortalecer a inclusão da pessoa idosa no universo das políticas públicas, fazendo valer o Estatuto do Idoso", explicou Luiza Maria de Araújo Pereira, presidente da entidade.

Luiza acrescentou que o trabalho da ONG Pro Dia Nascer Feliz não substitui o papel do poder público, visa apenas estender as ações, objetivando parcerias, para diminuir as desigualdades sociais. "A instituição tem como público alvo atender Crianças e adolescentes, jovens e a pessoa idosa, através das políticas de educação, esporte, cultura e meio ambiente", detalhou.

A ONG Pro Dia Nascer Feliz é uma instituição pública de caráter privado e sem fins lucrativos, reconhecida de utilidade pública municipal e estadual, com sede provisória na Rua da Independência, 147, no Bairro da Liberdade, em Santa Rita.  Tem como objetivo principal fortalecer políticas públicas e em especial para pessoas em vulnerabilidade social.

Segundo informou o coordenador de Esporte e Cultura da ONG, Adriano Araújo, nestes 15 anos de atividades, diversos eventos foram realizados para a população, a exemplo do Arraiá Pro Dia Nascer Feliz, Festival Intermunicipal de Quadrilhas Juninas, Projeto é hora de brincar, Cine Clube Cercado, Auto de Natal, colônias de férias, Festival de Música Kids, palestras temáticas, Brechó Cultural, entre outros. "É preciso que todos deem as mãos para que o dia possa cada vez mais nascer feliz", concluiu Adriano.



Fonte: Espaço PB com A União – Redação: contato@espacopb.com.br

Galeria:

Foto
Foto
Foto
Foto
Foto
Foto
Foto
Foto
Foto

Comentários: