Obituário: presidente de Câmara, músico angolano, irmão de Pinto do Acordeon, radialista, artista plástico...

Publicado em: 11/08/2020 às 00:50
Foto

# 7/8/2020 – Presidente da Câmara Municipal de Prata, no Triângulo Mineiro, Lázaro Marques de Souza Filho (PSDB), morreu após 40 dias de internação em Uberlândia. Ele foi diagnosticado com a covid-19 em 27 de junho. O vereador exercia seu primeiro mandato. Natural de Cruzeiro (SP), Lázaro tinha 61 anos. Ele foi sepultado no sábado (8).

# 9/8/2020 – Em João Pessoa, vítima do novo coronavírus. Músico Samuel Affonso Moreira, irmão de Pinto do Acordeon. Samuel era natural da cidade de Conceição e tinha 70 anos. Com a covid-19, ele passou em mal em casa no sábado (7) e foi levado ao hospital, onde ficou internado, mas não resistiu à doença e morreu no domingo. O corpo foi sepultado no mesmo dia. Samuel Afonso integrou a banda de Pinto do Acordeon como baterista. Ele viveu durante 30 anos em São Paulo, onde trabalhou também como músico. Pinto do Acordeon morreu no dia 21 de julho em São Paulo, no Hospital da Beneficência Portuguesa, vítima de câncer, aos 72 anos.

# 9/8/2020 – Atriz italiana Franca Valeri, que havia completado 100 anos de idade no último dia 31 de julho. A estrela morreu em sua casa em Roma, durante o sono. Nascida em 1920, em Milão, de uma família de origem judaica, ela era uma das atrizes mais amadas da Itália e estrelou cerca de 50 filmes ao longo de sua carreira, além de inúmeras peças de teatro, sua grande paixão. Seu sobrenome de batismo era Norsa, mas ela adotou o nome artístico de Franca Valeri inspirada no filósofo, escritor e poeta francês Paul Valéry (1871-1945). Com seu humor refinado e suas sátiras, a atriz conseguiu seduzir tanto os intelectuais quanto o público mais popular.

# 10/8/2020 – Músico angolano Waldemar Bastos (na foto), referência nos países africanos de língua portuguesa -, morreu em Lisboa, Portugal, de câncer, aos 66 anos. Nascido na Província de M’Banza Kongo, o cantor recebeu prêmio ‘Ew Artist of the Year’, no ‘World Music Awards’, em 1999. Em 2018, recebeu o ‘Prêmio Nacional de Cultura e Artes’, a mais importante distinção de Angola. Foi também o único não fadista a cantar na cerimônia de transladação, no Panteão Nacional, em Lisboa, do corpo de Amália Rodrigues, de quem era amigo. Também atuou com artistas de referência em Cabo Verde.

# 10/8/2020 – Aos 77 anos, o radialista Paulo Edson, conhecido como “A Voz do Rádio”. Ele estava internado na Santa Casa de Piracicaba, em São Paulo, e sofreu um infarto. Paulo trabalhou em diversos veículos de comunicação, entre eles as rádios Tupi, Bandeirantes e Record e na TV Band.  Fez carreira no rádio e no jornalismo esportivo. Com passagens nos anos de 2003, 2005, 2007 e 2008, o radialista trabalhou na Rádio Brasil, AM 690Khz, de Santa Bárbara d’Oeste.

# 10/8/2020 – Um dos principais nomes da cultura do Mato Grosso, o artista plástico Adir Sodré morreu em Cuiabá. Ele voltava para casa quando teria sofrido um mal súbito e caído na calçada, batendo a cabeça no chão. Natural de Rondonópolios, Adir Sodré tinha 58 anos. De estilo único, que ele certa vez definiu como “neo qualquer coisa”, Sodré era notório por retratar falos, flores e vaginas em sua obra. Sodré surgiu para as artes em 1977, quando passou a frequentar o Atelier Livre da Fundação Cultural de Mato Grosso.

# 10/8/2020 – Comentarista esportivo e radialista Edegar Pascoal Schmidt, aos 70 anos. A saúde do jornalista vinha debilitada desde um AVC sofrido em 2013.  Ele deixa a esposa Maristela Barrios e os filhos Lourenço e Manoela. O jornalista desempenhou funções de repórter, plantão, diretor de esportes, comentarista, apresentador de televisão e colunista. Participou da cobertura de seis Copas do Mundo. Trabalhou na Rádio e TV Gaúcha, nos jornais Correio do Povo, Folha da Manhã, Folha da Tarde, Folha Esportiva, Jornal do Povo, na Rádio Difusora e nas emissoras de televisão SBT, Guaíba e Tarobá, de Cascavel.



Fonte: Espaço PB – Jorge Rezende – Foto: Portal JN.PT – contato@espacopb.com.br

Comentários: