Obituário: Nobel da Paz, historiador português, ator norte-americano, prefeito em Tocantins, ativista indígena...

Publicado em: 03/08/2020 às 11:55
Foto

# 31/7/2020 – O historiador Joaquim Veríssimo Serrão morreu em Santarém, Portugal, aos 95 anos. Ele é autor de uma vasta obra historiográfica que exalta a sua história de Portugal, em 19 volumes, que terminou em 2011. O foco da investigação histórica de Veríssimo Serrão foi a participação dos humanistas portugueses na cultura europeia do século XVI, a história local, com particular atenção por Santarém, a formação do Brasil, a questão epistemológica da historiografia portuguesa, alguns personagens que se destacaram na vida política portuguesa nas últimas décadas do Antigo Regime (século XVIII) e o início do Liberalismo (século XIX). Nascido em Tremês, no Ribatejo, em 8 de julho de 1925, licenciou-se em Ciências Histórico-Filosóficas pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra em 1948.

# 1º/8/2020 – Morreu o ator norte-americano Wilford Brimley, aos 85. Segundo informações do The New York Times, sua agente, Lynda Benskyle, afirmou que ele estava doente há dois meses com uma doença renal. Brimley atuou em filmes como ‘A Firma’ (1993), ‘O Alvo’ (1993), ‘Cocoon’ (1985) e ‘O Enigma de Outro Mundo’ (1982). Nascido em Utah, nos Estados Unidos, entrou na indústria cinematográfica por meio da sua experiência como artista circense.

# 1º/8/2020 – Prefeito de Santa Tereza do Tocantins (TO), José Raimundo de Souza, o Raimundo Gordo (PSD), aos 61 anos, morreu vítima de um infarto. Estava no seu primeiro mandato de prefeito e já havia ocupado o cargo de vereador por vários mandatos. Entre os anos de 2013 e 2016, foi vice-prefeito no município.

# 1º/8/2020 – Ativista indígena wapichana morre vítima de parada cardíaca. Lucinda Santos morreu em Boa Vista após ser internada no Hospital Geral de Roraima. Ela era da comunidade indígena Truaru da Cabeceira, Região Murupu, e tinha 46 anos.

# 1º/8/2020 – Morreu o ex-atleta do Volta Redonda Rugby Clube, Bruno Aurélio da Silva, de 37 anos. Bruno estava internado no Hospital de Campanha, montado pela prefeitura de Volta Redonda, no Rio de Janeiro, para tratamento de pacientes com covid-19. A causa da morte não foi divulgada oficialmente.

# 2/8/2020 – Morreu vítima do novo coronavírus o diretor de cinema iraniano Husrev Sinai, aos 79 anos. Ficou conhecido por seu filme ‘A Noiva do Fogo’. Ele morreu no Hospital Amir Alem, na capital iraniana, Teerã, onde estava internado para tratar da covid-19.

# 2/8/2020 – Morreu o locutor de rádio Jurandir Marques Lopes, conhecido como Jura Lopes. Ele Apresentava dois programas na FM Diário 89,9 de São José do Rio Preto (SP). Ele é o segundo locutor da região vítima da covid-19 no decorrer de uma semana. Sua última apresentação no rádio ocorreu no dia 16 de julho. No dia seguinte ele sentiu os primeiros sintomas da doença que logo se agravou e no dia 21 foi internado na UTI do Hospital de Base de São José do Rio Preto.

# 2/8/2020 – Morreu aos 76 anos a artesã cearense Josefa Pereira de Araújo, conhecida como Dona Josefa (ou Zefinha). Reconhecida em 2013 com o título de ‘Tesouro Vivo da Cultura’, do governo do estado do Ceará, ela tinha no artesanato a ocupação principal, confeccionando redes de dormir de renda de bilros. Nascida em 15 de setembro de 1943, em Santana do Cariri (CE), mudou-se ainda criança para Potengi (CE), onde residia. Dona Zefinha ficou famosa pelo esmero depositado em cada trabalho. O ofício foi aprendido com a mãe, dona Helena, que também fazia redes.

# 3/8/2020 – O político John Hume, um católico moderado, vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 1998 por seu papel na reconciliação da Irlanda do Norte, morreu aos 83 anos. Hume foi o idealizador do acordo da ‘Sexta-Feira Santa’ assinado em 1998 com o líder protestante do Partido Unionista do Ulster (UUP) David Trimble, que também recebeu o Nobel da Paz.



Fonte: Espaço PB – Jorge Rezende – Foto: Reprodução – contato@espacopb.com.br

Comentários: