Obituário: médico paraibano, líder indígena, ex-presidente de Taiwan, cantor de brega campinense...

Publicado em: 01/08/2020 às 20:25
Foto

# 30/7/2020 – Primeiro presidente eleito democraticamente em Taiwan morreu aos 97 anos. Lee Teng-hui morreu por falência múltipla de órgãos. O ex-mandatário estava internado desde fevereiro no Hospital Geral de Veteranos em Taipei devido a uma pneumonia. Governou Taiwan durante 12 anos após chegar ao poder em 1988, como sucessor de Chiang Ching-kuo, do qual era vice-presidente. Como líder do agora opositor Partido Nacionalista (Kuomintang, KMT), Lee deu continuidade ao processo de democratização da ilha, considerada por Pequim uma província rebelde, e se tornou em 1996 o primeiro presidente taiwanês eleito em sufrágio universal e direto. Cinco anos depois, foi expulso do partido após a derrota nas eleições de 2000 e lançou outro grupo, a União pela Solidariedade de Taiwan, aliado do hoje governante Partido Democrático Progressista. Nos últimos anos, foi processado por corrupção por supostamente utilizar recursos públicos para reforçar as relações diplomáticas com a África do Sul, mas acabou sendo absolvido.

# 31/7/2020 – Radialista Carlos Sobral morreu aos 59 anos em Salvador, na Bahia. Ele lutava contra um câncer de próstata. Era natural de Aracaju, em Sergipe, e começou a carreira na Bahia nos anos de 1990, com passagens pelas Rádios Cultura, Cristal e Excelsior, por onde ficou durante uma década. Mais recentemente, participava do programa ‘Grito Rubronegro’, com Renato Lavigne, na Rádio Excelsior, e do ‘Estação Bahia’, na Rádio Cruzeiro, com Jorge Ribeiro.

# 31/7/2020 – Morreu em Campina Grande o cantor romântico Kamilo Faion, aos 63 anos. Ele estava internado desde o último dia 26, quando sofreu um AVC. Kamilo foi internado no Hospital Metropolitanos de Santa Rita e, em seguida, transferido para Campina Grande. O cantor ficou conhecido por suas músicas no estilo brega. Nos anos de 1990, ele emplacou vários sucessos, como ‘Tempo Perdido’, ‘Falso Amor’, ‘Amor Partiu’, ‘Te Amo de Verdade’ e ‘Te Perder Não Quero’.

# 31/7/2020 – Connie Culp, a primeira receptora de um transplante facial nos Estados Unidos, morreu aos 57 anos, confirmou a Cleveland Clinic do estado de Ohio, onde ela se submeteu à delicada operação há quase 12 anos. O centro de saúde não mencionou a causa da morte. Culp ficou gravemente ferida em 2004, quando seu marido atirou nela para depois atirar em si próprio. O impacto da bala destroçou seu nariz, bochechas, o palato e o olho direito. Os ferimentos do companheiro foram muito menores e ele acabou ficando preso por sete anos por causa do ataque. Culp passou por 30 cirurgias antes de se submeter ao transplante em 2008 na Cleveland Clinic, um procedimento intensamente complexo, que levou 22 horas durante dois dias.

# 31/7/2020 – A líder indígena Jupira Manoel Sobrinho, conhecida como Jupira Terena, de 60 anos, foi enterrada na manhã deste sábado (1º), em Bauru (SP), um dia depois de morrer no Hospital de Base, onde estava internada para tratamento de problemas cardíacos. Jupira Terena nasceu em Araçatuba (SP) e foi criada na aldeia Kopenoti, uma das que integram a reserva de Araribá, em Avaí (SP). Jupira era servidora pública e atuou na Fundação Nacional do Índio (Funai) de Bauru. Antes de voltar à cidade para o tratamento médica, a líder fazia trabalho para o órgão na reserva nacional do Xingu, no Mato Grosso. Ganhou projeção por sua luta pela preservação a cultura indígena. Jupira tentou carreira política e disputou duas eleições, primeiro a vereadora, em Bauru, em 2016, e dois anos depois à Câmara Federal. Atualmente, estava filiada ao PSoL.

# 1º/8/2020 – Médico cardiologista Marcos Aurélio Barros, fundador do Hospital Samaritano, em João Pessoa, não resistiu à covid-19 e morreu. Ele tinha 90 anos e estava internado em uma UTI do Hospital da Unimed, na capital paraibana. Natural de Campina Grande, o cardiologista formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia, em 1958. Estagiou no Departamento de Cardiologia da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, em 1961; no Instituto Nacional de Cardiologia do México, em 1962. Em 1964, iniciou suas atividades na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) como instrutor de ensino; posteriormente, foi nomeado professor assistente, professor adjunto e, em 1978, conquistou o título de professor livre docente, doutor em Medicina.

# 1º/8/2020 – Ex-jogador do Goiás, Ray Gomes de Souza (Rayzinho) morreu de infarto. Ele tinha 27 anos. Rayzinho passou pelo Goiás em 2014. No mesmo ano, ele atuou com Bruno Henrique, hoje no Flamengo, pelo Itumbiara. Atualmente, ele não estava em nenhum clube. Sua última participação como atleta profissional foi pelo América de Morrinhos, em 2019.

# 1º/8/2020 – Mahlon Reyes, um dos astros do reality ‘Pesca Mortal’, morreu aos 38 anos, vítima de um infarto. Segundo sua mulher informou para o site TMZ, Mahlon passou mal em casa no último dia 25 e foi levado ainda com vida para um hospital na região, na cidade de Whitefish, em Montana. Mahlon não voltou a ficar consciente e sua família optou por desligar o suporte de vida. A polícia do Condado de Flathead afirmou que a causa da morte do pescador ainda não foi definida e estão aguardando resultados da autópsia e exames toxicológicos. Ele trabalhava em barcos de pesca de caranguejos no Alasca e estava recentemente se recuperando de uma lesão no calcanhar que sofreu durante o trabalho na esperança de poder voltar a pescar em breve.



Fonte: Espaço PB – Jorge Rezende – Foto: Reprodução – contato@espacopb.com.br

Comentários: