Obituário: jornalista paraibano, prefeito maranhense, poeta amazonense, primeira delegada negra...

Publicado em: 15/08/2020 às 05:20
Foto

# 11/8/2020 – Russell Kirsch, o inventor do pixel e a primeira pessoa a criar uma fotografia digital. Morreu em sua casa em Portland, Oregon. Tinha 91 anos de idade. Foi um cientista da computação que trabalhou para o National Bureau of Standards dos Estados Unidos nos anos de 1950 (agora conhecido como Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia) e trabalhou com o primeiro computador programável norte-americano, chamado de Standards Eastern Automatic Computer (Seac), que foi criado em 1950. Mas só em 1957 que Kirsch e sua equipe começaram a fazer experiências com imagens digitais, uma busca única e desafiadora quando os computadores eram grandes o suficiente para encher salas inteiras.

# 13/8/2020 – Ex-jogador de basquete Guilherme Toaldo, 52 anos, em um hospital particular de Joinville (SC). Uma semana antes, ele havia recebido alta hospitalar após permanecer internado na UTI da mesma unidade por 34 dias, período pelo qual lutou contra o diagnóstico positivo de coronavírus. Guilherme teve complicações em razão de outros problemas de saúde. Ele teve cerca de 80% do pulmão comprometido pelo vírus. Quando ganhou alta, ele foi para a casa da mãe para receber cuidados, já que morava sozinho e precisaria de suporte. Na última segunda-feira (10), o ex-atleta começou a se queixar de dores pelo corpo e precisou ser internado dois dias depois. Dessa vez, Guilherme teve de ser entubado na UTI e não estava correspondendo aos procedimentos médicos. Ele era natural de Maringá (PR). Jogou profissionalmente em diversos times em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e nos Estados Unidos. Nos últimos anos, era membro do quadro de arbitragem da Liga Joinvilense de Futebol, onde atuava como delegado.

# 14/8/2020 – Morreu em Santa Luzia (PB) o jornalista paraibano Armando Carmelo da Nóbrega, de 72 anos. Ele residia em instituição de longa permanência, denominada Casa de Lázaro. Morreu em decorrência de problemas cardíacos. Armando foi um dos alunos da turma pioneira do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Ele iniciou sua trajetória no jornalismo atuando no governo de Pedro Gondim e em outras gestões estaduais. Trabalhou nos principais jornais da Paraíba. Em A União, chegou a ocupar a função de diretor e também atuou no Correio da Paraíba e em O Norte. Também era acadêmico de Direito e publicou vários livros sobre fatos políticos da Paraíba.

# 14/8/2020 – Prefeito do município de Paraibano, José Hélio (PT), por complicações causadas pela covid-19. Paraibano possui em torno de 20 mil habitantes e fica na região leste do Maranhão, a cerca de 560 quilômetros de São Luís. Zé Hélio tinha 55 anos, cumpria seu primeiro mandato como prefeito e estava internado em São Luís, após sentir os primeiros sintomas da covid-19. Ele é o segundo prefeito maranhense a morrer após contrair o novo coronavírus. Em junho, o prefeito de Santa Quitéria do Maranhão, Alberto Moreira Rocha (PDT), morreu em São Luís por complicações causadas pela covid-19, aos 45 anos.

# 14/8/2020 – Vítima da covid-19, Roncalli Pacelli de Oliveira, de 60 anos, era natural de Bananeiras (15/11/1959), na Região do Brejo paraibano e morava em Guarabira desde o ano de 2004. Era membro e um dos fundadores da Igreja Evangélica Batista Central, onde atuava no ministério de louvor. Em Bananeiras, foi durante muitos anos desportista, músico e cantor. Participou ativamente dos conjuntos Sublimes e Acroama, nos meados dos anos de 1970 e 1980. Era funcionário público estadual, lotado na Secretaria da Administração Penitenciária na função de policial penitenciário. Foi chefe do setor de pessoal da Câmara Municipal de Bananeiras de 1997 a 2004.

# 14/8/2020 – Poeta amazonense Emerson Maia (na foto), aos 66 anos. Era um dos compositores de destaque do Festival Folclórico de Parintins. Dono de toadas que marcaram gerações. A causa da morte ainda não foi divulgada, mas o poeta lutava há meses contra uma tuberculose que afetou o fígado. De acordo com a Associação folclórica do Boi Garantido, Emerson estava com um quadro de cirrose agravada e somente um transplante de fígado poderia aumentar a sua expectativa de vida. Foi autor de toadas clássicas do Festival Folclórico de Parintins, como ‘Lamento de Raça’, ‘Rio Amazonas’ e ‘Pura Harmonia’.

# 14/8/2020 – Onildo Gonçalves, membro da Coordenação Diocesana do Terço dos Homens, aos 53 anos por covid-19, em Campina Grande (PB). Passou 20 dias internado em um hospital particular de Campina Grande. Deixa mulher e dois filhos.

# 14/8/2020 – Ex-presidente da Federação Paraibana de Futebol (FPF) Juraci Pedro Gomes, no Hospital Memorial São Francisco, em João Pessoa (PB). Esteve à frente da FPF de 1979 a 1985. Era marido da também ex-presidente da FPF Rosilene Gomes. Também foi procurador do estado e prefeito do município de Sossego, no interior paraibano. foi internado às pressas no Hospital Memorial São Francisco com uma úlcera hemorrágica.

# 14/8/2020 – Maria Clementina de Souza, a primeira delegada negra da história da Polícia Civil de São Paulo. Ela tinha 64 anos e não resistiu a complicações de uma trombose. Conhecida pela atuação em defesa dos direitos da população negra, Clementina ingressou na instituição em 1976 como escriturária. Seis anos depois, foi aprovada em concurso e se tornou delegada. Mais adiante, participou da criação da primeira Delegacia da Defesa da Mulher, tornando-se delegada-assistente da unidade na capital paulista. Em março de 2019, como delegada titular da 6ª Delegacia de Proteção ao Idoso, ela foi homenageada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) com a ‘Medalha Ruth Cardoso’. O prêmio, outorgado pelo Conselho Estadual da Condição Feminina (ligado à Secretaria de Justiça), foi dado em reconhecimento ao trabalho de Maria Clementina no combate à violência contra a mulher. Depois de mais de 40 anos de atuação em cidades como São Paulo, São Bernardo do Campo, Campinas, Mauá e Guarulhos, Clementina se aposentou em 2 de novembro de 2019.

# 14/8/2020 – Radialista Brito Júnior, de 45 anos, por complicações da covid-19. Ele era conhecido por seu trabalho em rádios de Botucatu e de São Manuel (SP). Após testar positivo para coronavírus, ele foi internado na Santa Casa de São Manuel, cidade onde morava, no último dia 28 de julho. Porém, como o quadro se agravou, o jornalista foi transferido para o Hospital das Clínicas da Unesp de Botucatu, onde estava internado desde o último dia 31 de julho e onde morreu.

# 14/8/2020 – O alpinista italiano Giuliano Stenghel, mais conhecido como “Sten”, morreu na ilha italiana de Tavolara, na região da Sardenha. Stenghel, de 67 anos, não resistiu aos ferimentos após ter caído de uma das partes mais altas de uma montanha da ilha. Ele se desequilibrou durante a escalada e na queda bateu violentamente em diversas rochas. O acidente foi visto por pessoas que estavam a bordo de um barco nas proximidades.

# 14/8/2020 – Pajé Pangra Kaiapó, 71 anos, da Aldeia Krãnhãpari, morreu com covid-19 em Redenção, sudeste do Pará. O indígena se recusou a ser atendido em um hospital, mesmo com o agravamento dos sintomas, na terça-feira (11). O caso foi confirmado pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai). No dia 30 de julho, durante campanha de testagem para covid-19, o pajé testou negativo para o novo coronavírus, mesmo apresentando sintomas da doença, como tosse, febre, dor de garganta, coriza, fraqueza, cefaleia e dor muscular. A Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena (EMSI) solicitou a remoção do indígena para uma unidade hospitalar através de transporte aéreo, mas Pangra recusou a remoção e assinou um termo de responsabilidade. Com a insistência de equipe, o pajé topou sair no dia seguinte por via terrestre. Segundo o MS, uma equipe do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Kaiapó do Pará foi até a aldeia buscar o indígena, mas ele teria se recusado novamente a sair. A partir de então um membro da equipe multidisciplinar ficou acompanhando o estado de saúde do paciente. Na última terça-feira (11), quando o indígena piorou o quadro clínico, foi levado de avião para Redenção, para ser tratado no centro de referência da cidade. De acordo com as informações do Ministério da Saúde, Pangra se recusou novamente a ser atendido, mas aceitou ficar na Casa de Apoio Indígena (Casai) da cidade, onde foram realizados testes e feita a triagem, que confirmou o resultado positivo para o novo coronavírus.

# 14/8/2020 – Pete Way, músico conhecido por ter feito parte de bandas de Rock como UFO e Waysted, morreu aos 69 anos. Morreu em função de lesões graves que sofreu em um acidente há cerca de dois meses. Esteve em 16 discos de estúdio do UFO, além de inúmeros álbuns ao vivo da banda, e, entre idas e vindas, participou dos períodos 1969-1982, 1988-1989 e 1991-2008. Com Ozzy Osbourne, apareceu como baixista na turnê do segundo disco solo da lenda do Black Sabbath, ‘Diary Of A Madman’, lançado em 1981.



Fonte: Espaço PB – Jorge Rezende – Foto: Divulgação – contato@espacopb.com.br

Comentários: