Obituário: ex-piloto, ex-vereador paraibano, arquiteto, médico baiano, músico pernambucano...

Publicado em: 18/08/2020 às 02:05
Foto

# 14/8/2020 – Linda Manz, a enigmática atriz nova-iorquina conhecida por papéis em ‘Cinzas no Paraíso’ e ‘Vidas em Jogo’, morreu após batalha contra o câncer de pulmão. Ela tinha 58 anos. Manz tinha 15 anos quando estreou no cinema em ‘Cinzas no Paraíso’, clássico de Terrence Malick, interpretando a irmã mais nova do protagonista Bill (Richard Gere), que também servia como narradora do filme enquanto viajava pelos Estados Unidos com ele e sua namorada, Abby (Brooke Adams). Nos anos seguintes, viveu uma integrante dos temidos Baldies em ‘A Gangue da Pesada’ (1979) e uma jovem tentando escapar de uma família abusiva em ‘Anos de Rebeldia’ (1980), de Dennis Hopper.

# 16/8/2020 – Ary Façanha morre aos 92 anos, em Brasília. Sem ele, Brasil “não teria João do Pulo”. Na juventude, Ary foi um dos melhores saltadores de distância do mundo. Na Olimpíada de Helsinque, em 1952, só não trouxe a medalha de bronze por sete centímetros. Ele saltou 7,23 metros – o húngaro Ödön Földessy foi bronze com 7,30 metros. Ele foi o primeiro brasileiro a saltar acima dos 7 metros, colecionou títulos sul-americanos e em 1955, no Pan-americano do México, obteve a maior marca de sua carreira: 7,84m – estabelecendo um recorde que durou exatamente 22 anos e só foi quebrado por João do Pulo. Ary Façanha foi atleta do Fluminense, era eclético, competia em várias provas e, quando abandonou as pistas, foi também técnico de atletismo do Vasco da Gama e chegou até a preparador físico da equipe de futebol.

# 16/8/2020 – Aos 76 anos, engenheiro civil Froylan Pinto Santos, após lutar durante quatro anos contra um câncer na bexiga. Nascido em Salvador, fez a história da família no Distrito Federal principalmente em Taguatinga. Criador do grupo Froylan, ele foi administrador de Taguatinga entre 4 de maio de 1990 e 22 de janeiro de 1991. Também ficou muito conhecido pelo amor ao futebol. Froylan foi presidente do Taguatinga Esporte Clube. Durante sua gestão, o clube, que mandava os jogos do Estádio Serejão, onde hoje o Brasiliense atua, se tornou tricampeão, entre 1991 e 1993. Chegou, inclusive, a acumular os cargos de presidente e técnico do time.

# 17/8/2020 – “Nicha” Cabral, o primeiro português na Fórmula 1. Mário de Araújo “Nicha” Cabral tinha 86 anos. Empresário têxtil estava internado no Hospital de São José, em Lisboa, Portugal. Ele havia nascido no Porto, em 15 de janeiro de 1934. Participou da Fórmula 1 entre 1959 e 1964.

# 17/8/2020 – Ex-vereador Djalma Gomes de Sá Neto (Netinho de Adaltina), de 41 anos, vítima da covid-19. Exerceu dois mandatos na Câmara Municipal de Aparecida (CMA), no Sertão paraibano. Ele apresentou os sintomas da doença e iniciou o tratamento em casa. Com o estado de saúde agravado, no domingo (16) procurou atendimento no Hospital Regional de Sousa, já com dificuldades de respirar. A equipe médica constatou a infecção pelo novo coronavírus. Chegou a ser intubado, porém sofreu uma parada cardíaca e foi a óbito.

# 17/8/2020 – Arquiteto e designer Jorge Zalszupin, aos 98 anos. Nascido na Polônia, Jorge era judeu e fugiu do país durante a II Guerra Mundial. Ele estudou Arquitetura na Romênia e veio para o Brasil em 1949. Naturalizado brasileiro, foi em São Paulo que Zalszupin criou raízes e se tornou um ícone do design e do modernismo nacional, com a marca l'atelier. Nos anos de 1980, Zalszupin deixou de trabalhar com móveis e voltou-se novamente para a arquitetura. A causa da morte não foi revelada pela família.

# 17/8/2020 – Médico Elsimar Metzker Coutinho, de 90 anos, que estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Ele foi internado no dia 20 de julho, no Hospital Aliança, em Salvador (BA), após apresentar caso de Síndrome Respiratória Aguda Grave, decorrente da covid-19. Quase dez dias depois, ele foi transferido para o Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Elsimar se destacou nacional e internacionalmente na pesquisa da área de reprodução humana.

# 17/8/2020 – Músico pernambucano Hugo Carranca (na foto), que ficou conhecido como baixista da extinta banda Sheik Tosado e mais recentemente como baterista da banda do cantor Otto. Morreu no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), em Recife (PE). O artista de 42 anos lutava contra um tumor cerebral há meses, período em que também permaneceu internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital São Camilo (Unidade Santana), em São Paulo. No dia 16 de julho, Hugo foi submetido a um procedimento médico de alta complexidade. A cirurgia foi bem sucedida e, após o procedimento, ele continuou internado na UTI em estado delicado. Com a Sheik Tosado, o músico se apresentou no festival pernambucano Abril Pro Rock de 1998 e também no emblemático Rock in Rio 3, em 2001. Além do grupo e da banda de Otto, ele também colaborou em diversos projetos musicais, a exemplo de Anelis Assunmpção, Think Of One, Junio Barreto, Gero Camilo, Dizmaia, Reggae Express, Ganga Barreto, Boa Hora, Los 5 e Márcia Castro.

# 17/8/2020 – Sem confirmar a causa, a Associação Paralímpica Britânica (BPA, na sigla em inglês) confirmou a morte do paratleta Jacob Thomas, de 25 anos. Nascido no País de Gales, Thomas era portador da distrofia muscular de Duchenne, doença que causa fraqueza progressiva. Na categoria BC3 (aquela na qual os competidores necessitam do apoio do calheiro para o lançamento das bolas), ele chegou a ocupar a liderança do ranking mundial da modalidade entre os anos de 2015 e 2016. Jacob Thomas foi prata e bronze no Mundial de 2014, e esteve na edição de Londres dos Jogos Paralímpicos, em 2012.



Fonte: Espaço PB – Jorge Rezende – Foto: Divulgação – contato@espacopb.com.br

Comentários: