Morre em João Pessoa, aos 73 anos, o paraibano criador do primeiro computador do Nordeste

Publicado em: 11/03/2020 às 00:57
Foto

Morreu, na segunda-feira (9), o empresário José Eduardo Belarmino Alcoforado, de 73 anos, em João Pessoa, onde tratava seu estado de saúde. Belarmino Alcoforado foi um dos pioneiros no ramo de tecnologia da Região Nordeste e criou o Corisco (o primeiro microcomputador nordestino, feito em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco – UFPE) e fundou o grupo Elógica (companhia pioneira no desenvolvimento de software e segundo maior provedor de internet do Brasil na década de 1990).

José Eduardo Belarmino Alcoforado nasceu na Paraíba, mas se estabeleceu em Pernambuco. No início da década de 1980, ele criou o Corisco, microcomputador 100% pernambucano, em parceria com a UFPE. A máquina chegou a participar da feira nacional do Sociedade de Usuários de Computadores e Equipamentos Subsidiários (Sucesu), evento onde o engenheiro decidiu apelidar seu estande de ‘Vale da Areia’, fazendo referência ao Vale do Silício. A participação na feira foi essencial para que o então governador de Pernambuco, Gustavo Krause, decidisse investir mais nesse tipo de tecnologia.

Quando estava em Recife, Belarmino Alcoforado vivia uma rotina intensa – com expedientes chegando a 12 horas diárias –, envolvido com os seus novos projetos de internet das coisas (IoT). Em 2017, aos 69 anos, com a necessidade de desacelerar por causa da saúde mais delicada, o engenheiro decidiu instalar seus canais de conexão em um apartamento perto do mar e da família, em Cabedelo, na Região Metropolitana de João Pessoa.



Fonte: Espaço PB com Diário de Pernambuco – Redação: contato@espacopb.com.br

Comentários: