Ministra é presenteada com obra de arte de artista plástico indígena da Paraíba

Publicado em: 29/04/2023 às 18:50
Foto

A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, foi presenteada pelo vereador Ronaldo do Mel (sem partido), vice-presidente da Câmara Municipal de Baía da Traição (CMBT), com um quadro de pintura a óleo de autoria do artista plástico paraibano Sérver (Severino Pereira da Silva). A entrega da obra ocorreu na última quinta-feira (27), em Brasília, durante audiência do vereador com a ministra.

O quadro é uma reprodução de uma imagem fotográfica da ministra com o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), registrada em janeiro deste ano, quando da posse de Sônia Guajajara no Ministério dos Povos Indígenas. “Ela gostou bastante do presente e logo em seguida divulgou nas redes sociais dela”, diz Ronaldo do Mel, que na sexta-feira (28) também participou da 19ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL), que reuniu cerca de seis mil indígenas na capital federal durante a semana e terminou com a retomada oficial da política de demarcações pelo presidente Lula, paralisada durante os governos de Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL).

Assim como o vereador Ronaldo do Mel (da Aldeia São Miguel e uma das principais lideranças indígenas da Paraíba), o artista plástico Severino Pereira da Silva, o Sérver, também é indígena potiguara, da Aldeia Tracoeira, em Baía da Traição, no litoral norte paraibano, a 84 quilômetros de João Pessoa. Paisagista e pintor de figuras indígenas, ainda adolescente saiu de casa e foi para o Rio de Janeiro, onde vendia seus quadros nas feiras e organizando pequenas exposições.

Resultado da audiência

No encontro do vereador Ronaldo do Mel com a ministra na quinta-feira, quando esteve acompanhado pelo coordenador-geral do Instituto de Desenvolvimento Habitacional de Interesse Social (Idehais), Jan Paulo de Lima, e pelo cacique da Aldeia São Miguel (de Baía da Traição), Pedro Thiago Rodrigues, foram apresentadas várias demandas, com destaque para projetos que visam eliminar o déficit habitacional por meio do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) e que beneficiam a agricultura familiar desenvolvida pelos indígenas nas 32 aldeias do litoral norte da Paraíba.

Esclarecendo que a audiência potiguar com a ministra também teve a participação de lideranças indígenas da Bahia (das etnias pataxó e pataxó há há haé) – que também reivindicam os mesmos projetos de habitação –, Ronaldo do Mel destaca: “Fizemos um documento com as três etnias com as nossas demandas e prioridades. Estamos agora com contato direto com a ministra Sônia. Assim que concluirmos os projetos, eles vão ser encaminhados por ela. Estou muito feliz pelo resultado, pelo meu povo potiguara, que tanto precisa de uma moradia digna. Só tenho que agradecer a Deus e a todos. Juntos conseguimos chegar aos nossos propósitos”.

Em relação às moradias, o vereador ainda adianta: “Estamos dependendo agora das portarias que estão para sair. Isso já se iniciou. Saiu uma parte. Ainda faltam as que falam sobre as entidades, por exemplo. Estão em ajustes e faltam alguns detalhes para a portaria geral do programa de habitação para ser lançada. Então estamos nesse aguardo para sabermos os prazos de contratação e as datas de liberação de recursos”.

“Quem nos guia daqui pra frente”, completa Ronaldo, “são as portarias do Ministério das Cidades. Feito isso, a gente cai em campo de novo. Aí é com a ministra, quando vamos para as contratações”. O vereador retorna à Paraíba neste sábado (29).



Fonte: Espaço PB com Assessoria – Foto: Divulgação – Contato: jorgerezende.imprensa@gmail.com

Comentários: