Memória afetiva tem impulsionado frequentadores assíduos à Feira dos Aromas da FCJA

Publicado em: 29/08/2024 às 22:30
Foto

Semanalmente, memórias afetivas de moradores da capital paraibana têm impulsionado a frequência de visitantes assíduos à Feira dos Aromas da Fundação Casa de José Américo (FCJA), realizada todas às sextas-feiras, sempre das 8h às 14h. A feira coloca à disposição do público (visitantes locais e turistas) uma variedade de atrações e serviços. A FCJA está localizada à Avenida Cabo Branco, 3336, na orla de João Pessoa.

João Bosco de Medeiros é engenheiro civil e frequentador assíduo da Feira dos Aromas da Fundação Casa de José Américo (FCJA). Nascido no povoado de Várzea, distrito da cidade paraibana de Santa Luzia, João Bosco se mudou para João Pessoa para continuar seus estudos e acabou se apaixonando pelo lugar.

Ele conta que durante o terceiro ano do científico, atualmente terceiro ano do ensino médio, estudou no ‘Colégio Universitário’, uma instituição criada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Assim que concluiu, prestou vestibular e teve seu primeiro contato com a obra de José Américo de Almeida. “O livro de referência para a prova era ‘A Bagaceira’, eu nunca esqueci. Gostei da descrição da nossa terra em um livro”, diz.

Após concluir seu curso na UFPB, João Bosco foi trabalhar no estado da Bahia e depois foi transferido para o Acre. “Achei que ia voltar logo para o meu estado, mas acabei ficando lá por cerca de 40 anos”, conta.

Seu retorno a João Pessoa aconteceu há dois anos e foi quando ele conheceu a Feira dos Aromas. Sua prima, Eliazete Medeiros, é expositora da feira e faz sucesso com seus bolos e cestas. Ela o apresentou à feira e toda a Fundação. João se encantou com o espaço. Segundo ele, é um dos lugares mais bonitos e acolhedores da cidade – “João Pessoa tem um potencial turístico considerável e essa feira pode e deve ser incluída nos roteiros de viagem”.

Na Feira dos Aromas, o consumidor encontra produtos orgânicos, vindos diretamente da roça e com preços acessíveis. Com seus sabores, cheiros e sons, a feira dispõe de frutas, tubérculos, ovos, verduras, livros, artesanato, música, gastronomia regional e plantas ornamentais.

Ao frequentar o evento semanal, o visitante também tem a oportunidade de conferir detalhes da vida e obra do patrono da FCJA, no Museu Casa de José Américo, onde o escritor e político paraibano viveu expressiva parte de sua vida. O espaço abriga mobiliário original da época, obras de arte, objetos de uso pessoal, comendas, biblioteca e arquivo fotográfico.

Outro atrativo do local é o Mausoléu, cujo monumento guarda os restos mortais de José Américo e de sua esposa, dona Alice. Instalado no pomar da FCJA, o monumento se destaca pela base triangular e um obelisco com escultura em bronze, além de um espelho d’água.



Fonte: Espaço PB com Assessoria-FCJA (Amanda Felix) – Foto: Amanda Felix – Contato: jorgerezende.imprensa@gmail.com

Comentários: