Maquete de ferromodelismo com 150 metros quadrados é construída em João Pessoa

Publicado em: 30/04/2023 às 21:50
Foto

Filho de pai da cidade de Sertãozinho, porém nascido na capital de São Paulo, o engenheiro de alimentos João Carlos Dias Ferreira, de 71 anos, construiu em João Pessoa uma maquete gigante de ferromodelismo ou ferreomodelismo na escala internacional HO (1/87), ou seja, os modelos são 87 vezes menores que os trens de verdade.

Os números impressionam: são 150 metros quadrados de área, 200 metros de trilhos, uma coleção com 1.482 vagões, 250 locomotivas e 160 carros de passageiros. A maquete fica no Bairro do Cristo Redentor, na capital paraibana, mas o professor João Carlos ainda não divulga o endereço, pois, no momento, as visitas ao local são apenas para amigos ou profissionais da imprensa.

O ferromodelista João Carlos é professor aposentado do Curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e desde criança, quando morava em São Paulo, é fascinado por trens. Sua maquete está em construção há cinco anos com previsão de mais cinco anos para ser concluída, porém, em breve, alguns trens já estarão em funcionamento para demonstração à imprensa.

A maquete é seu passatempo, o “grande projeto” de sua vida. “Eu tinha esse sonho de construir uma grande maquete e achava que era inalcançável esse sonho, mas devagarinho fui criando condições e estou realizando o grande sonho da minha vida, que é ter uma maquete grande de ferromodelismo na escala internacional HO”, revela o engenheiro.

Atualmente, um trem já trafega pelos quase 200 metros de trilhos da maquete. O ambiente é climatizado, para conforto dos futuros visitantes interessados em ferrovia ou ferromodelismo. Os trens funcionam por meio de energia elétrica. Além dos trens em miniaturas, em toda a extensão da maquete haverá estações, terminal de combustível, terminal portuário, pontes, riachos, montanhas, edifícios, enfim, um cenário perfeito, com os mínimos detalhes de um ambiente ferroviário real.

De acordo com o site maismodelismo.com.br, no ano de 1840 surgiram os primeiros modelos de trens em miniaturas. No início do século XX, o ferromodelismo se popularizou e foram criados os trens elétricos bens semelhantes aos trens reais. O ferromodelismo é um passatempo, um hobby de milhares de modelistas em todo o mundo.

A Frateschi é a única empresa na América Latina que recria composições brasileiras em escala H0 (1/87). Já a Minitec fabrica materiais que compõem o cenário, como vegetações e montanhas.



Fonte: Espaço PB – Josélio Carneiro – Foto: Divulgação – Contato: jorgerezende.imprensa@gmail.com

Comentários: