Laudo independente contraria polícia e diz que Floyd foi assassinado por asfixia

Publicado em: 02/06/2020 às 02:51
Foto

Um laudo independente divulgado nessa segunda-feira (1º) diz que George Floyd foi assassinado por asfixia. Floyd é o negro que aparece sendo asfixiado por um policial branco em um vídeo nos Estados Unidos. O resultado desse laudo contraria a versão apresentada pela polícia até aqui.

Essa nova autópsia foi encomendada pela própria família de Floyd. De acordo com essa nova versão, o homem teria morrido por “asfixia por pressão constante”. O resultado foi apresentado para a mídia através dos advogados da família.

Este novo laudo contraria a autópsia divulgada pelas autoridades de Minneapolis. Nessa autópsia, as autoridades não disseram que Floyd tinha morrido por asfixia. Mas, de acordo com eles, o homem sofria de uma doença arterial que foi agravada no momento em que foi sufocado. Seja como for, essas autoridades também trabalham com a ideia de assassinato.

No vídeo em questão, George Floyd implora para conseguir respirar durante um longo período de tempo. Mas isso não parece ter sensibilizado o policial. “Os policiais o mataram com um joelho no pescoço por quase nove minutos e dois joelhos nas costas, comprimindo os pulmões”, disse um advogado da família. “A ambulância foi seu carro funerário”, completou.

Seja como for, o fato é que o vídeo causou uma indignação generalizada nos Estados Unidos. Nessa segunda-feira completou-se uma semana ininterrupta de protestos em várias cidades por todo o país. Além disso, os protestos se espalharam para outros países, inclusive o Brasil.

Mas com os protestos vieram também os debates acerca do uso da violência nessas manifestações. É que em parte delas estão sendo registrados incêndios de prédios, carros ou mesmo de lojas. Os dois candidatos presidenciais das eleições dos Estados Unidos em novembro já se posicionaram de maneira contrária à violência.



Fonte: Espaço PB com Brasil123 - Foto Internet - Redação: contato@espacopb.com.br

Comentários: