A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) concedeu na manhã da sexta-feira (3) o ‘Título de Cidadão Pessoense’ ao jornalista Heron Cid César Soares Madrid. A honraria foi uma propositura do vereador Bosquinho (PV) e a solenidade reuniu familiares, amigos, parceiros profissionais e empresários da área da comunicação, que lotaram as galerias da Casa.
O presidente da CMJP, vereador Dinho Dowsley (Avante), presidiu a solenidade, que foi secretariada pelo propositor da honraria, Bosquinho (PV). Também participaram do evento os vereadores Thiago Lucena (PRTB), Tarcísio Jardim (Patriota), Marcos Henriques (PT), Marmuthe Cavalcanti (Republicanos) e Fabíola Rezende (PSB). Na ocasião, foi exibido um vídeo com imagens do cotidiano do homenageado e com depoimentos de amigos e colegas de profissão.
O propositor da honraria fez um breve relato sobre a jornada de vida do homenageado, desde seu nascimento em Marizópolis, então distrito de Sousa, no interior da Paraíba, até sua trajetória profissional nos veículos de comunicação da capital paraibana. “Esta está sendo uma sessão prestigiadíssima dado ao reconhecimento do homenageado. Temos a função de fiscalizar e legislar, mas também de escrever a história de nossa cidade que é feita por gente como você, Heron Cid. A cidade de João Pessoa pede licença a Marizópolis para dizer que você também é um filho nosso. Heron Cid continue informando de forma correta e com ética a nossa população”, discursou Bosquinho.
Na tribuna, a esposa do homenageado, a também jornalista Marly Lúcio, destacou que se sentia lisonjeada e grata, não só como esposa, mas também como companheira de profissão. “Gratidão por essa homenagem. Agradeço a toda família e aos amigos que prestigiam esta solenidade. Heron, você enche de orgulho a todos que compartilhamos sua trajetória. Chegou à cidade com as mãos vazias e os bolsos secos, mas com o coração cheio de sonhos e coragem para enfrentar os desafios e vencer na vida. Hoje recebe esta homenagem e orgulha toda sua família”, ressaltou.
O presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Paraíba (Sindjor-PB), Land Seixas, relembrou a trajetória profissional do homenageado e a competência exercida na caminhada. O presidente da Associação Paraibana de Imprensa (API), Marcos Wéric, ressaltou o exercício da profissão pelo homenageado sempre de maneira reta. “Parabéns por esta homenagem. É uma alegria imensa ser seu colega e amigo. Estou sempre à disposição para que a gente possa juntos lutar por melhorias e por reconhecimento da nossa profissão”, declarou o presidente da API.
Marizete Soares, mãe do homenageado, agradeceu à honraria concedida ao filho e ressaltou a felicidade e a realização pelo reconhecimento dado. “Somos orgulhosos pelo bom trabalho exercido e pelo bom filho que é e sempre foi”, declarou.
Heron Cid fez um resgate poético e emocionado da partida de sua cidade natal e de todos os desafios encontrados nas jornadas de estudos e profissionais desenvolvidas na capital paraibana. Ele ainda agradeceu aos parlamentares pela honraria e aos familiares, colegas de profissão e amigos pela presença na Casa Napoleão Laureano, local representativo para o homenageado, por ter sido palco do início de sua trajetória como repórter.
“Vinte anos depois daquele dia que cheguei com os pés feridos e cansados de andar a légua tirana, posso hoje dizer bem alto, de coração aberto, cabeça erguida e de bem com a vida: continuo sendo o mesmo rapaz latino-paraibano, sem dinheiro no banco, mas com a conta milionária de amigos. Sem parentes importantes, mas com uma família especial e numerosa para chamar de minha e vindo do interior. João Pessoa, se eu já era perdida e achadamente teu, agora mais do que nunca tu és também inteira e ensolaradamente minha. Aceito esta pública aliança e declaro que esse nosso longo noivado e feliz convivência, inquebrantável respeito e amor agora é casamento. Até que a morte nos separe”, declarou.
Heron Cid é natural do Sertão da Paraíba. A entrega do título coincide com os vinte anos de sua chegada à capital paraibana. Em junho de 2002, o jornalista chegou a João pessoa para cursar Jornalismo na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Antes, aos 13 anos, inspirado pelo vínculo do pai com a profissão, iniciou no serviço de som da cidade de Marizópolis. Heron Cid também é empresário e fundador do Portal MaisPB. Atualmente, gere o Blog Heron Cid, de análises e bastidores políticos, e também criou e apresenta o programa ‘Hora H’, na Rede Mais Rádio, uma cadeia autônoma formada por 25 emissoras de toda Paraíba, de segunda a sexta-feira, das 18h às 19h.
Fonte: Espaço PB com Secom-CMJP (Clarisse Oliveira e Damião Rodrigues) – Foto: Olenildo Nascimento – Contato: jorgerezende.imprensa@gmail.com
Comentários: