João Pessoa registra 28 ocorrências de alienação parental identificadas por conselheiros tutelares

Publicado em: 23/04/2022 às 22:30
Foto

Durante o ano de 2021, os conselhos tutelares do município de João Pessoa registraram 28 ocorrências classificadas como alienação parental. Este tipo de interferência no desenvolvimento emocional de crianças e adolescentes pode ser considerado de baixa notificação, principalmente pelo pouco conhecimento em como identificar os sinais.

Alienação parental pode ser conceituada como qualquer interferência no desenvolvimento mental da criança ou do adolescente promovida ou instigada por um dos parentes, geralmente a mãe, o pai e os avós, mas pode ser praticada por qualquer outro adulto que esteja na supervisão, autoridade ou controle da criança ou adolescente.

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), iniciará a partir desta segunda-feira (25) a ‘Semana de Combate à Alienação Parental’, promovendo ações em diversos bairros da capital paraibana, com o objetivo de levar conhecimento à população sobre o assunto, assim como os meios de denúncia.

O primeiro evento será uma ‘Roda de Diálogo’, a partir das 8h30, no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, com o tema ‘Dia Internacional Contra a Alienação Parental: da identificação ao combate’.

Participam dessa conversa a professora e advogada Renata Mangueira; o promotor de Justiça João Arlindo, do Ministério Público da Paraíba (MPPB); a psicóloga e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Michele Madruga; a psicóloga clínica Daniele de Sousa; e a coordenadora do projeto de extensão Prodeftin, Micheline Maria Machado de Carvalho.

O evento será uma oportunidade de chamar a atenção para o tema, assim como trazer maior conhecimento a quem estiver assistindo, já que, além da plateia, haverá transmissão ao vivo pelo canal de YouTube da Prefeitura de João Pessoa.

“Este é o primeiro ano que promovemos um evento, uma semana, sobre o tema que ainda é difícil de se identificar os sinais e já contamos com grandes apoios, incluindo diversas secretarias municipais, os órgãos de Justiça e temos certeza de que vamos avançar bastante no assunto, principalmente levando conhecimento à população sobre o tema”, frisa Michele Madruga.

Além da ‘Roda de Diálogo’, serão promovidas durante a semana rodas de conversa nos Centros de Referência da Cidadania e nas Cozinhas Comunitárias, equipamentos geridos pela Sedes e que vão contar com a presença de psicólogos e conselheiros tutelares para mediar as dúvidas.

“A defesa de uma boa formação das nossas crianças é muito importante para a gestão e não poderíamos deixar de abraçar um evento como esse, principalmente por ter como grande objetivo levar aos pais e responsáveis o quanto é importante que a família inteira se una para que a criança ou adolescente tenham um bom desenvolvimento emocional”, comenta Dorgival Vilar, secretário do Desenvolvimento Social.



Fonte: Espaço PB com Secom-PMJP (Eloísa Cândido) – Ilustração: Reprodução/TJBA – Contato: jorgerezende.imprensa@gmail.com

Comentários: