João Pessoa já tem oficialmente 14 pré-candidatos a prefeito e deverá chegar a 17 nos próximos dias

Publicado em: 30/07/2020 às 21:59
Foto

A capital da Paraíba, João Pessoa, já soma oficialmente 14 nomes de pretendentes à cadeira de prefeito, ou prefeita, nas eleições municipais de 15 de novembro deste ano. E o número deverá crescer ainda mais nos próximos dias, podendo chegar a pelo menos a 17 pré-candidatos. No início da noite desta quinta-feira (30), o 14º nome foi oficializado: Edilma Freire (na foto), do Partido Verde (PV).

Por meio de uma live, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), confirmou o nome da ex-secretária da Educação da capital, Edilma Freire, como pré-candidata. “O PV jamais iria ofertar para a cidade um nome que representaria um político profissional, escolhemos uma opção técnica. Optamos também por não apresentar um nome que representasse uma política ‘denuncista’, só de denunciar e não mostrar propostas. E nem que representasse ideias de 20 anos atrás, porque estamos olhando para o futuro”, justificou Cartaxo.

Ao escolher Edilma, “sua parente” por parte da mulher, Maísa Cartaxo, o prefeito Luciano descartou outros três nomes de ex-auxiliares que também estavam cotados para entrar na disputa eleitoral pelo Partido Verde: Daniella Bandeira, Socorro Gadelha e Diego Tavares. Todos eles eram secretários e haviam renunciado aos cargos para ficarem aptos à indicação da pré-candidatura. Edilma é cunhada da primeira-dama Maísa.

Nos próximos dias, outras três legendas partidárias deverão lançar os nomes de suas pré-candidaturas a prefeito da capital paraibana. Um deles é o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), que desde janeiro já anunciava que a legenda terá candidatura própria a prefeito de João Pessoa.

Naquele mês, o PCdoB deu início ao processo de discussão de construção de uma candidatura majoritária e quatro nomes da legenda chegaram a ser apontados como pré-candidatos: Simão Almeida (ex-deputado estadual), Marcos Santos, Jonildo Cavalcanti (atual presidente do comitê pessoense) e Gregória Benário (presidente estadual).

No início do ano, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) chegou a apontar o nome do deputado federal Gervásio Maia como pré-candidato a prefeito. Nos últimos dias, um nome que ganha força é o de Ricardo Coutinho, ex-governador e ex-prefeito de João Pessoa. Já o Cidadania, partido do atual governador da Paraíba, João Azevêdo, tem procurado demonstrar que não teria muito interesse na disputa, mas há na legenda uma movimentação para que haja uma candidatura própria e os nomes mais cotados seriam dos atuais vereadores Bruno Farias e Leo Bezerra.

Os 14 pré-candidatos até o momento

# Anísio Maia, deputado estadual – Partido dos Trabalhadores (PT)

# Carlos Monteiro, procurador de estado – Rede Sustentabilidade

# Cícero Lucena, ex-prefeito e ex-governador – Progressistas

# Edilma Freire, professora – Partido Verde (PV)

# Eduardo Carneiro, deputado estadual – Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB)

# João Almeida, vereador – Solidariedade

# Julian Lemos, deputado federal – Partido Social Liberal (PSL)

# Nilvan Ferreira, radialista – Movimento Democrático Brasileiro (MDB)

# Pablo Honorato, advogado – Partido da Solidariedade e Liberdade (PSoL)

# Rafael Freire, jornalista e sindicalista – Unidade Popular (UP)

# Raoni Mendes, ex-deputado estadual e ex-vereador – Democratas (DEM)

# Ruy Carneiro, deputado federal – Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB)

# Wallber Virgulino, deputado estadual – Patriota

# Wilson Filho, deputado estadual – Partido Trabalhista Brasileiro (PTB)



Fonte: Espaço PB – Jorge Rezende – Foto: Paraíba Já – contato@espacopb.com.br

Comentários: