Guia Eleitoral no rádio e na tevê é definido na capital paraibana e quatro partidos ficam de fora

Publicado em: 08/10/2020 às 01:05
Foto

O candidato do PSDB, Ruy Carneiro, vai abrir, e o radialista Nilvan Ferreira (MDB) vai encerrar o primeiro Programa Eleitoral Gratuito que o rádio e a televisão vão começar a exibir a partir desta sexta-feira (9), na corrida pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP).

Esse foi um dos resultados do sorteio realizado na manhã dessa quarta-feira (7), na Sala de Sessões do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), em João pessoa, quando também ficaram definidos os tempos que cada um dos dez candidatos terá para convencer o eleitorado. O Guia Eleitoral, como é mais conhecido, segue até o dia 12 de novembro e, ocorrendo segundo turno, volta a ser exibido entre os dias 20 e 27 do próximo mês.

O sorteio, que já deveria ter acontecido desde a semana passada, foi presidido pela juíza Cláudia Evangelina Chianca Ferreira de Franca, chefe da 1ª Zona Eleitoral da capital, com condução da secretária da Corregedoria Geral Eleitoral, Vanessa do Egypto.

Como seus partidos não preenchem os requisitos da Emenda Constitucional 97/2017, quatro candidatos – Rama Dantas (PSTU), Carlos Monteiro (Rede), Camilo Duarte (PCO) e Rafael Freire (UP) – não terão direito de participar do guia.

A Emenda 97/2017 determina que, para ter acesso ao programa de mídia aberta, os partidos precisam obter pelo menos 3% dos votos válidos, distribuídos em pelo menos um terço das unidades da federação e com pelo menos 2% dos votos válidos em cada uma delas, em eleições para a Câmara dos Deputados; ou eleger pelo menos 15 deputados federais em pelo menos um terço das unidades da Federação.

A coligação que ficou com mais tempo foi a de Ruy Carneiro, com 1,59 minuto. Em seguida, vem Cícero Lucena, com 1,46 minuto. João Almeida ficou com 1,16 minuto e Anísio Maia com 1,15 minuto. A coligação de Raoni Mendes terá 55 segundos e a de Edilma Freire, 49 segundos.

O radialista Nilvan Ferreira terá 42 segundos; Ricardo Coutinho (PSB) ficou com 40 segundos; o PSoL de Pablo Honorato (que no final da tarde dessa quarta-feira anunciou sua renúncia à candidatura) com 16 segundos; e o Patriota de Wallber Virgolino com 15 segundos.

A propaganda em blocos para prefeitos será veiculada de segunda a sábado. No rádio, os horários serão das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Na televisão, os programas serão exibidos das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40.

Inserções

Além do espaço no Guia Eleitoral, os candidatos também terão direito a inserções ao longo da programação diária do rádio e da tevê, inclusive aos domingos. As inserções ocorrem das 5h às 24h, sendo 42 minutos diários para candidatos a prefeito e 28 minutos para os candidatos a vereador.

Tempo das coligações e candidatos: ‘A cidade no ritmo certo’ (PL, PSC, PSD e PSDB) – Ruy Carneiro: 1,59 min; ‘João Pessoa da gente’ (PDT, Pros e PV) – Edilma Freire: 49 seg; ‘A força do povo’ (PSB) – Ricardo Coutinho: 40 seg; ‘Unidos por João Pessoa (PCdoB e PT) – Anísio Maia: 1,15 min; ‘Coragem pra fazer o novo’ (Patriota) – Wallber Virgolino: 15seg; ‘Pra cuidar de João Pessoa’ (Avante, Cidadania, Progressistas, PTB e Republicanos) – Cícero Lucena: 1,46 min; ‘Um novo momento, uma nova solução’ (PSL e Solidariedade) – João Almeida: 1,16 min; PSoL – Pablo Honorato (que renunciou): 16 seg; ‘Pra João Pessoa funcionar’ (DEM e Podemos) – Raoni Mendes: 55 seg; e MDB – Nilvan Ferreira: 42 seg.



Fonte: Espaço PB com jornal A União (Ademilson José) – Foto: Evandro Pereira – contato@espacopb.com.br

Comentários: