Fabíola Rezende lamenta a baixa representatividade de mulheres na Câmara de João Pessoa

Publicado em: 17/11/2020 às 22:45
Foto

Todas as capitais do país elegeram, no último domingo (15), mulheres para vereador, mas a menor proporção de mandatos femininos ficou com a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), onde apenas uma mulher se elegeu para compor o cenário de 27 parlamentares que irão compor o Poder Legislativo pessoense a partir de 1º de janeiro de 2021.

“É triste observar uma câmara de vereadores com uma representatividade feminina tão pequena. Somos a maioria da população, mas a mulher ainda encontra esse tipo de barreira na nossa cidade, que ainda concentra o voto nas candidaturas masculinas”, lamenta Fabíola Rezende, protetora e ativista da causa animal na Região Metropolitana de João Pessoa e, agora, primeira suplente de vereadora do partido Cidadania na CMJP.

Em um cenário com 665 candidatos (sendo 213 mulheres) na disputa pelas 27 vagas de vereador na Câmara de João Pessoa, Fabíola Rezende, 46 anos, ficou na 28ª colocação nas eleições municipais de 2020, registrando 3.350 votos. Ela foi a quarta colocada na sua legenda partidária, que elegeu três vereadores para a CMJP.

“Espero que em eleições futuras esse quadro venha a mudar, não só na Câmara de João Pessoa, mas em outras casas legislativas espalhadas pelo estado e no plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB)”, aponta Fabíola Rezende, destacando: “Temos que trabalhar para uma participação cada vez maior da mulher na política e as mulheres precisam ser orientadas e se conscientizarem que elas têm que ocupar os seus espaços que estão na sociedade e na política”.

Na primeira suplência do partido, Fabíola Rezende, ao final da eleição do domingo, ficou atrás dos vereadores eleitos Odon Bezerra (4.805 votos), Zezinho Botafogo (4.641 votos) e Bruno Farias (4.244 votos). Entre as candidaturas femininas em João Pessoa, ela foi a mais bem votada do Cidadania e a quarta entre todas as candidatas mulheres, ficando atrás apenas de Eliza Virgínia (Avante), com 5.042 votos; Raíssa Lacerda (Avante), com 3.926 votos; e Sandra Marrocos (PT), com 3.481 votos. Apenas Eliza se elegeu.

Fabíola Rezende foi votada em quase todas as seções eleitorais das cinco zonas eleitorais da cidade de João Pessoa, com destaque nas urnas localizadas nos bairros de Mangabeira (430 votos), Bancários (334 votos), Ernesto Geisel (228 votos), Bessa (216 votos), Cristo Redentor (187 votos), Valentina Figueiredo (157 votos), Tambaú (120 votos), Funcionários (109 votos) e Cruz das Armas (103 votos).



Fonte: Espaço PB – Foto: Divulgação – contato@espacopb.com.br

Comentários: