Estreia mundial de música de compositor paraibano está no concerto da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba

Publicado em: 13/06/2024 às 18:15
Foto

A estreia mundial da música ‘Devaneios de um Imigrante’, do compositor e baixista paraibano Diego Gonzo, é o destaque do concerto da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba desta quinta-feira (13), com regência do maestro Luiz Carlos Durier. O terceiro concerto oficial da temporada 2024 da OSJPB começa às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, em João Pessoa, com entrada gratuita, e participação dos músicos Ronaldo Nunes e Jamesson Batista como solistas.

No repertório constam também músicas de ópera, como a ‘Barcarolle’, da ópera ‘Os Contos de Hoffmann’, do compositor e violoncelista alemão Jacques Offenbach, que abre a apresentação desta quinta-feira. Na sequência vem o ‘Concertino para Trombone Baixo e Orquestra em Fá Maior’, do compositor alemão Ernst Sachse, com o trombonista Ronaldo Nunes. “Acredito que será algo mágico, realmente uma experiência que vai além de palavras, algo que elevará muito minha passagem artística, pessoal e intelectual”, diz o músico.

Logo depois será a vez da execução de ‘Devaneios de um imigrante’, de Diego Gonzo, que já foi integrante da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba e atualmente é professor de Harmonia, História da Música, Baixo Elétrico e Composição na Escola Estadual de Música Anthenor Navarro.

Ele conta que a música ‘Devaneios de um Imigrante’ é uma abertura baseada na história de um imigrante fictício que vive no Brasil desde criança. “Ele vê os conflitos que seu país enfrenta nos noticiários e tenta lembrar de sua terra natal, porém a única coisa que ele lembra são fragmentos de uma certa música e ele não sabe se essa música realmente existe ou é fruto de sua imaginação”, explica.

O concerto segue com ‘Konzertstuck para Fagote e Orquestra, Op. 2, do compositor sueco Franz Berwald, com o solista Jamesson Batista. “Será um grande prazer tocar o concerto de Berwald, pois explora toda extensão e timbre do fagote, trazendo a doçura e leveza da música desse período”, destaca.

Para encerrar a noite, a Orquestra Jovem vai executar ‘Cenas Boemias – Pequenos Fragmentos Sinfônicos’, da ópera ‘A Linda Jovem de Perth’, do francês Georges Bizet; e ‘Callirhoë – Suíte de Orquestra, Op. 37 (Prelúdio, Pas des Écharpes – Sem lenço, Scherzetino e Pas des Cymbales – Sem pratos)’, de Cécile Chaminade, compositora e pianista francesa.



Fonte: Espaço PB com Assessoria (Denise Villar) – Foto: Divulgação – Contato: jorgerezende.imprensa@gmail.com

Comentários: