Editora A União revela os seus novos projetos em andamento

Publicado em: 16/08/2020 às 14:10
Foto

Por Guilherme Cabral

Apesar da pandemia, a Editora A União, que integra a Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), está em plena atividade e cumprindo todo o protocolo de segurança. Além da elaboração de projetos em andamento para a publicação de livros até o final deste ano, a empresa se prepara para participar de mais uma edição – a sexta – do Agosto das Letras: Festival de Leitura da Paraíba, evento virtual que será realizado na semana que entra, entre os dias 20 e 22.

Na ocasião, será lançado durante uma transmissão ao vivo pelo canal da Funesc no Youtube (/funescpbgov), a obra Chã dos Esquecidos, organizada pelos professores Diógenes Maciel e Valéria Andrade. “O livro retrata a vida e a obra da poetisa, dramaturga e pesquisadora Lourdes Ramalho (1920-2019), que nasceu no Rio Grande do Norte e se radicou em Campina Grande”, disse o gerente da Editora, Alexandre Macedo, que participará do evento com um dos organizadores da obra, o Diógenes Maciel, debatendo com o reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Rangel Júnior.

Macedo observou que o estabelecimento de parcerias com outras instituições vem contribuindo para a produção e o lançamento dos livros. “Algumas já estão consolidadas, como as da Editora A União com a UEPB e a Fundação Casa de José Américo (FCJA), mas estamos buscando também outras parcerias, pois acreditamos que elas contribuem para fortalecer a cena literária da Paraíba”.

Além do livro sobre a dramaturga Lourdes Ramalho, Alexandre ressaltou que outras obras estão em fase de produção, cujos lançamentos estão previstos para acontecerem até o final de 2020. Se tais eventos serão realizados de forma virtual ou presencial, ele comentou que isso vai depender de como vai estar a situação da pandemia e de como será o protocolo das autoridades da área sanitária.

“Mesmo com todas as dificuldades, por conta da pandemia, nós estamos num momento de muita efervescência na área de publicação”, garantiu o gerente da Editora A União. No prelo Um dos livros que está em fase de produção é o Paraíba, Nossa Natureza. “A obra retrata as Áreas de Proteção Ambiental (APA) geridas pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema ) no Estado da Paraíba, a exemplo do Parque dos Dinossauros, no Alto Sertão; Areia Vermelha no Litoral, no Município de Cabedelo; e Tambaba, na cidade do Conde. Os textos estão sendo escritos por mim e pela jornalista Teresa Duarte, com imagens do fotógrafo Roberto Guedes”, observou Macedo. “Visitas ainda estão sendo feitas aos locais para coleta de informações e registro de fotos e, por isso, ainda não há previsão de lançamento”.

Outra publicação em fase de produção é o segundo volume de Paraíba na Literatura. A exemplo do primeiro livro, lançado no ano passado, o gerente da Editora informou que serão homenageados mais 20 autores, por meio do destaque de suas vidas e produção literária. Serão perfilados, dentre outros, Ascendino Leite (1915-2010), Marcos Tavares (morto no último dia 22 de junho, aos 72 anos), Horácio de Almeida (1896-1983), Lúcio Lins (1948- 2005), Orlando Tejo (1935-2018) e Vanildo Brito (1937-2008).

Os textos estão sendo escritos por nomes como Mercedes Cavalcante, João Trindade, Juca Pontes, Águia Mendes, Antônio Mariano, Carlos Newton Júnior, Paulo Vieira, Sérgio de Castro Pinto e João Batista de Brito. “Essa série vem sendo produzida dentro de uma política editorial que busca de dar visibilidade aos grandes nomes da nossa literatura, além de valorizar a nova geração de escritores e fomentar a formação de leitores”, ressaltou.

O projeto da agenda de A União para 2021 também está em fase de elaboração. “Em 2019 contemplamos a literatura paraibana, em 2020 as artes plásticas e no ano que vem será a música”, revelou Alexandre Macedo. “E vamos iniciar a produção de uma plaquete sobre a vida e a obra de Wills Leal (1936-2020). A publicação terá textos do jornalista Alexandre Nunes e de convidados, como o crítico João Batista de Brito, e deverá ser lançada na edição do Fest Aruanda, que será realizada no final do ano, em João Pessoa. E também está em fase de elaboração a produção da plaquete sobre o cineasta Linduarte Noronha (1930-2012), com o objetivo de homenagear os 90 anos de seu nascimento”.

Lançamentos se destacam no cenário literário paraibano

O gerente da Editora A União, Alexandre Macedo, contou que algumas obras publicadas e lançadas em transmissões ao vivo pela Internet, neste primeiro semestre, se destacaram na cena literária da Paraíba. Um exemplo é a antologia Espelhos de Papel - A Vida Refletida em Crônicas Publicadas nas Páginas do Centenário Jornal A União, que reúne textos de 19 escritores que colaboram com o jornal e seu suplemento, o Correio das Artes, dentre os quais estão nomes veteranos e da nova geração, como Gonzaga Rodrigues, Vitória Lima, José Nunes, Ana Adelaide Peixoto, Tiago Germano e Thomas Bruno Oliveira.

Macedo ainda mencionou a publicação, no final de julho, por A União, da revista 90 Anos da Revolução de 1930, um suplemento especial para homenagear o aniversário desse histórico evento. E também o lançamento, numa parceria da editora com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), da trilogia Celso Furtado – A esperança militante, coleção dividida em três assuntos (Interpretações, Depoimentos e Desafios, respectivamente), cujo intuito foi o de marcar o transcurso, em 26 de julho, do centenário de nascimento do economista, escritor e ex-ministro paraibano (1920-2004). Depois dos lançamentos iniciais no formato digital, os volumes físicos já estão sendo impressos.

No começo deste mês, em outra parceria com a Editora A União e a EDUEPB, foi apresentado a versão atualizada do livro Celso Amorim: Entre virtudes e vocações, do embaixador e ex-ministro de Relações Exteriores do Brasil que dá nome à obra. A coletânea foca nos textos produzidos por ele entre os anos de 1991 a 2011. Durante o evento virtual de lançamento, transmitida na página do Facebook da própria publicação e pelas redes sociais oficiais da Rádio Tabajara, o autor paulista proferiu uma palestra sobre o tema “Política externa brasileira e Democracia: Balanço e perspectivas”.

A transmissão on-line foi organizada pelo professor da UEPB e organizador do livro, Carlos Enrique Ruiz Ferreira, e pela diretora-presidente da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), a jornalista Naná Garcez.



Fonte: Espaço PB com A União – Redação: contato@espacopb.com.br

Galeria:

Foto

Comentários: