Grieg, Tchaikovsky e José Siqueira estão no repertório da Orquestra Jovem da Paraíba

Publicado em: 16/09/2024 às 11:40
Foto

O concerto desta quinta-feira (19) da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba vai ter um repertório que inclui músicas de Grieg, Tchaikovsky e José Siqueira. Com regência do maestro Luiz Carlos Durier, a apresentação começa às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, com entrada gratuita e participação da violinista Kattily Joyce (na foto) como solista.

Os jovens músicos iniciam o concerto executando ‘Dança de L’Amazone, Op.65’, do compositor russo Anatoly Lyadov. Logo depois, a violinista Kattily Joyce acompanha a orquestra no ‘Romance Op. 26 em Sol Maior para Violino e Orquestra (Andante – Piu mosso – Tempo I – Lento)’, do norueguês Johan Svendsen.

A obra do compositor e maestro paraibano José Siqueira também será destaque desse concerto. Dele, a orquestra jovem vai executar a ‘Terceira Dança Brasileira – Batuque’. Os músicos vão tocar ainda a ‘Suíte Lírica, Op. 54’, do também norueguês Edvard Grieg, com os movimentos ‘Gjetergutt – Menino Pastor’, ‘Gangar – Marcha Norueguesa’ e Noturno e ‘Trolltog – Trem de Anões’. E, para encerrar, a ‘Marcha Eslava, Op. 31’, de Tchaikovsky, compositor russo do período romântico, autor de obras que estão entre as mais populares do repertório clássico.

“O concerto da Jovem terá um repertório bastante diversificado em estilos: música para ballet, romance, um batuque brasileiro, suíte programática e uma marcha que retrata feitos históricos”, adianta o maestro Durier. “As amazonas foram a inspiração para a música de Anatoly Lyadov na abertura. A talentosa violinista Kattily Joyce tocará o ‘Romance’ para violino e orquestra de Svendsen, uma declaração de amor sonoro. O compositor José Siqueira nos brinda com a ‘Terceira Dança Brasileira’, que buscou no batuque a inspiração para essa empolgante peça musical”, explica.

Katilly Joyce cursa bacharelado em Música pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Iniciou seus estudos aos 13 anos na cidade paraibana de Patos, no Projeto Prima. Já fez participações em orquestras, como a Orquestra Sinfônica da Paraíba e a Orquestra Sinfônica da UFPB, e acompanhou, em orquestras, artistas como Blair McMillen, Kate Middleton, Ambroise Aubrun, Flávia Wenceslau, Totonho, Escurinho, Mestre Fuba e Keneddy Costa.

Ela participou de festivais no Brasil, entre eles Femusc, Fimuca, Festival de Música de Câmara da UFPB e Festival Sesc Paraíba de Música. Este ano, a violinista obteve o segundo lugar na competição Internacional Strings Connections, organizada pela Universidade de Edmont (Canadá).

É atualmente integrante do naipe de primeiros violinos na Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba. Também atua como pesquisadora júnior do CNPq desde 2017 e vem publicando artigos em revistas e congressos, com foco em música. Também faz parte do grupo de estudos Pensamus/UFPB, pesquisando as relações da estética do fazer musical.



Fonte: Espaço PB com Secom-PB (Denise Vilar) – Foto: Divulgação – Contato: jorgerezende.imprensa@gmail.com

Comentários: