Documentário ‘Quando a Morte Veste Farda’ terá lançamento no auditório do Ministério Público

Publicado em: 24/11/2021 às 10:10
Foto

Quando a morte veste farda, quando se consegue justiça? É por meio desse mote que o Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares (Gajop) fecha as celebrações de seus 40 anos de atuação na defesa e promoção dos direitos humanos, lançando nesta sexta-feira (26) a reportagem especial com o documentário ‘Quando a morte veste farda’.

O lançamento será no auditório do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e será ao público – sujeito à lotação máxima, devido aos cuidados com a pandemia da covid19.

O material foi produzido pela instituição em parceria com a Marco Zero Conteúdo e retrata alguns dos casos emblemáticos de letalidade policial que são acompanhados pela equipe de assessoria jurídica popular do Gajop em Pernambuco. A luta dos familiares em busca de justiça, a letargia dos processos e as marcas do racismo estrutural são fios condutores dessa narrativa, juntamente com as manifestações culturais dos territórios da Região Metropolitana de Recife, como o hip hop e o grafite.

Além do documentário, será lançado também um site com conteúdos exclusivos: entrevistas e matérias inéditas, complementares ao documentário. Após o lançamento, novos conteúdos serão publicados semanalmente até o mês de dezembro.

O Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares é uma entidade da sociedade civil, criada em 1981. Em novembro, a organização celebrou os 40 anos de luta pelos direitos humanos, realizando diversas atividades internas e externas: mesas temáticas, lives e lançamentos relacionados às suas incidências e atuações no estado de Pernambuco pelo país.

O Gajop é sede da Rede Justiça Criminal, coordena a Rede Observatórios da Segurança e o Fogo Cruzado em Pernambuco; é membro da Plataforma Brasileira de Políticas Sobre Drogas, signatária da Agenda Nacional pelo Desencarceramento. Possui assento no Conselho Estadual de Direitos Humanos de Pernambuco e no Conselho do Direito da Criança e do Adolescente (Cedca-PE).

A organização compõe, ainda, o Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura, realiza fiscalização do Sistema Prisional e monitoramento no Sistema Socioeducativo, é membro da Associação Nacional dos Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Anced), a Plataforma Brasileira de Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais (Plataforma Dhesca Brasil) e outros espaços de controle social das políticas públicas.

O lançamento do documentário ‘Quando a morte veste farda’ ocorrerá no auditório do Ministério Público de Pernambuco (Centro Cultural Rossini Alves Couto), à Rua do Hospício, 849, em Boa Vista, em Recife, às 15h. Mais informações com Ana Navarrete – (11) 97503-5728 – e Rochelle Borges – (81) 99628-8440.



Fonte: Espaço PB com Assessoria – Foto: Reprodução – Contato: jorgerezende.imprensa@gmail.com

Comentários: