Documentário inédito mostra o paraibano que revolucionou a comunicação no Brasil

Publicado em: 27/12/2020 às 11:35
Foto

A jornalista Ana Paula Padrão apresenta documentário inédito sobre a vida e obra do paraibano Assis Chateaubriand, na próxima madrugada de terça-feira (29) para quarta-feira (30), na TV Bandeirantes. O programa mostra as aventuras, inovações e criações do paraibano que revolucionou a comunicação no Brasil. Ana Paula Padrão mostra acervo de Assis Chateaubriand.

Em comemoração aos 70 anos da televisão brasileira, a Band leva ao ar o documentário ‘A Figura de Chatô’, sobre a vida e obra de Assis Chateaubriand. Apresentado por Ana Paula Padrão, o programa mostra as criações de Chateaubriand, o responsável pela inauguração da TV Tupi, Canal 3 de São Paulo, em 1950. O público vai conhecer a fundo a trajetória do paraibano que revolucionou a comunicação e construiu o maior conglomerado de mídia na América Latina no século XX, os Diários Associados.

Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Mello, ou simplesmente Chatô, era um homem cheio de paixões, que inspirou a biografia ‘Chatô – O Rei do Brasil’, escrita por Fermando Morais. Foi jornalista, advogado, senador, diplomata e até imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL). Atuou também como um empresário audacioso e visionário, que reuniu um dos acervos de arte mais relevantes da América Latina – percebendo uma janela de oportunidade logo após a Segunda Guerra Mundial – com obras-primas de artistas europeus oferecidas a preços razoáveis.

Com esses quadros e esculturas, ele criou junto com Pietro Maria Bardi, o Museu de Arte de São Paulo, o Masp, que tem, ainda hoje, suas obras disputadas para empréstimo pelas principais instituições culturais do mundo. ‘A Figura de Chatô’ vai ao ar à 1h30 da próxima quarta-feira, logo após o ‘Jornal da Noite’.



Fonte: Espaço PB com Resenhando.com – Foto: Reprodução – contato@espacopb.com.br

Comentários: