Comissão dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa da Paraíba passa a integrar observatório nacional

Publicado em: 20/02/2022 às 09:55
Foto

A Comissão dos Direitos da Mulher, da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), presidida pela deputada estadual Estela Bezerra (PSB) – na foto –, agora integra o Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP). Na manhã da sexta-feira (18), a parlamentar participou de forma remota da construção do observatório, “o maior mecanismo de acompanhamento da atuação política de mulheres no Brasil”.

A iniciativa é da Secretaria da Mulher na Câmara dos Deputados, em Brasília, em parceria com a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e conta com representantes de todos os estados e do Distrito Federal, além de entidades da sociedade civil, como o Comitê de Oxford para Alívio da Fome (Oxfam); o Instituto Marielle Franco; a Secretaria Nacional de Mulheres do PT; o Mulheres Negras Decidem; e a Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres.

O ONMP tem a finalidade de investigar, produzir e agregar conhecimento sobre a atuação política de mulheres nas instituições democráticas no Brasil (parlamentos, partidos políticos, prefeituras, governos, organizações civis) e sobre o processo de construção e fortalecimento desse protagonismo político e é uma importante ferramenta no combate à violência política de gênero e ao acesso de mais mulheres nos espaços políticos de decisão.

Em 18 de fevereiro de 2021, a deputada Estela Bezerra foi eleita oficialmente presidente da Comissão dos Direitos da Mulher da ALPB. “É um desafio constante e quem está na atividade política precisa se esforçar muito pra contribuir com o não retrocesso e com o avanço da condição das mulheres na sociedade. Não podemos avançar esquecendo mais de 50% da população e nem desprezar a riqueza, a força e a inteligência das mulheres”, ressalta a parlamentar paraibana.

Neste um ano à frente da Comissão, a deputada destaca a importância do trabalho conjunto e da parceria com as demais deputadas da Assembleia. “As deputadas Camila Toscano, Polyana Dutra, Jane Panta, Doutora Paula, e Cida Ramos, que é uma grande parceira, juntas nos ajudam a construir uma nova cultura de representatividade na Assembleia, que é um espaço majoritariamente masculino”.



Fonte: Espaço PB com Assessoria – Foto: PSB – Contato: jorgerezende.imprensa@gmail.com

Comentários: