Com posse de Nilda Gondim, representação da Paraíba fica com três suplentes no Senado

Publicado em: 13/01/2021 às 07:35
Foto

A ex-deputada federal Nilda Gondim (MDB) assumiu nessa terça-feira (12) o mandato de senadora no lugar do senador José Maranhão (MDB), que permanece afastado em tratamento da covid-19, em São Paulo. Pelo menos até o dia 20 deste mês, a representação paraibana no Senado Federal ficará composta por um segundo e de dois primeiros suplentes.

A recomposição dos titulares acontece até o final deste mês com o retorno do senador Veneziano Vital do Rêgo, que tirou licença antes da campanha política do ano passado e que vem sendo substituído pelo senador Ney Suassuna.

E quem estará retornando na mesma semana é a senadora Daniela Ribeiro (Progressistas) só que, ao contrário de Veneziano, durante o mesmo período de licença ela foi substituída por dois suplentes: por Diego Tavares (Progressistas), que no começo deste mês precisou sair para ocupar uma secretaria da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), e pela professora Nailde Panta (Progressistas), segunda suplente, que assumiu na semana passada, mas já deixará o Senado nos próximos dias.

Além do troca-troca de cadeiras, as licenças também acabaram gerando troca-troca de partidos pelo menos para o caso do senador Veneziano Vital do Rêgo. Pouco tempo depois de deixar o PSB, partido pelo qual foi eleito em 2018, nesses entendimentos ele acabou voltando nessa terça-feira para o MDB, partido do senador titular José Maranhão e da senadora suplente que assume, Nilda Gondim.

A senadora Nilda é mãe de Veneziano e do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e também ex-senador Vital do Rêgo Filho, mas seu envolvimento familiar com a política é anterior. Ela é filha de Pedro Gondim, que governou a Paraíba na década de 1960, e esposa do advogado e ex-deputado federal Vital do Rêgo. Além de Vital Filho e Veneziano.

Enquanto se preparava para a posse ontem de manhã em Brasília, a ex-deputada Nilda Gondim disse que assume em circunstâncias indesejáveis diante do momento delicado e de recuperação por que passa o senador José Maranhão, mas que tem “plena convicção do dever de novamente representar bem a Paraíba”. “Meu propósito é ajudar o estado, contribuindo no combate à pandemia que todos atravessam e também nas ações relacionadas ao desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida da população”, afirmou.

Volta ao MDB

Também nessa terça-feira, em João Pessoa, o tesoureiro do MDB paraibano, Antônio de Souza, disse que “o partido sempre esteve de portas abertas para o senador Veneziano Vital do Rêgo” e que, por dois motivos o retorno dele não é de causar surpresa e nem muito menos controvérsia nenhuma.

“O primeiro motivo é que a saída dele não foi motivada por problemas com ninguém do partido, mas por uma questão de viabilizar sua eleição ao Senado. E o segundo motivo é que, assim como saiu, pode voltar sem provocar qualquer tipo de arestas”, disse.



Fonte: Espaço PB com jornal A União (Ademilson José) – Foto: Divulgação – contato@espacopb.com.br

Comentários: