Ciclista negro alvo de ação de PMs: 'Não precisavam ter me algemado'

Publicado em: 30/05/2021 às 11:50
Foto

O ciclista negro que foi alvo de uma abordagem de policiais militares enquanto fazia manobras disse que se sentiu constrangido ao ter armas apontadas contra ele, em Cidade Ocidental, no Entorno do Distrito Federal. Segundo o jovem, que não quis ser identificado, os PMs não tinham motivo para algemá-lo e continuaram o oprimindo após desligarem a câmera.

“Eu estava só me divertindo no meu horário de lazer. Fiquei muito constrangido porque tinha crianças lá olhando eu fazer a manobra no parquinho, tinha pais lá, tinha gente fazendo caminhada", disse. "Eu acho que não precisavam ter me algemado, terem me tratado da forma que eles me trataram”, desabafou.

 A gravação foi feita na manhã de sexta-feira (28) pelo próprio rapaz que fazia as manobras. Ele explicou que trabalha como eletricista, mas estava filmando o vídeo para um canal que tem no YouTube. As imagens mostram os PMs armados exigindo que o jovem colocasse as mãos na cabeça enquanto ele questiona o motivo de ser alvo da abordagem.

Em nota, a Polícia Militar informou que está “verificando todas as informações relativas a este fato” para se posicionar sobre o que aconteceu. À TV Anhanguera, a PM disse ainda que, caso seja comprovado algum excesso na conduta dos militares, as providências legais serão tomadas.

Já o Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) disse que “instaurou um procedimento para apuração dos fatos por meio de uma das promotorias de Cidade Ocidental que têm atribuição para atuar no controle externo da atividade policial”.

Ainda de acordo com o ciclista, ele teve que assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por desobediência.

“Após o vídeo, foi a mesma opressão. Continuaram me oprimindo, falando alto no meu ouvido e dizendo que eu estava os desacatando, sendo que eu não estava falando absolutamente nada”, disse.

O jovem contou ainda que os PMs alegaram que o abordaram porque o local é frequentado por traficantes. “Eles ainda estão alegando que eu estava em um lugar que é um ponto de uso e tráfico de droga. Eu só tenho a verdade comigo. A verdade é a que está no vídeo”, disse.

 

 



Fonte: EspaçoPB com G1 - contato@espacopb.com.br

Comentários: