Canto coral da Paraíba é divulgado em universidade dos Estados Unidos

Publicado em: 13/04/2024 às 06:40
Foto

O professor do Departamento de Educação Musical da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Eduardo Nóbrega (na foto), músico e maestro do Coral Universitário Gazzi de Sá, vai participar de um concerto com o grupo Samba Laranja e Cantores Universitários, na próxima terça-feira (16), na Universidade de Syracuse, no estado norte-americano de Nova Iorque.

A apresentação faz parte de uma série de atividades que o maestro, em companhia de Yuri Ribeiro, do Coral e Orquestra Armorial do Colégio Marista Pio X, está realizando nos Estados Unidos. Eles foram convidados para mostrar um pouco da atividade do canto coral paraibano e falar de suas experiências, além da formação do coral no Nordeste brasileiro.

Os professores estão desde a última terça-feira (9) na cidade de Syracuse e já realizaram atividades com o grupo Samba Laranja, da professora Elisa Dekaney; com o Coro de Concerto (Setnor AUD), da regente Wendy Moy; além de ensaios com o coro principal da universidade, o Singers Choir, regido pelo maestro Jonh Warren.

Eles também proferiram palestras. O maestro Eduardo falou sobre ‘Formação de Coros no Nordeste’ e o professor Yuri Ribeiro, sobre ‘Formação de Coros nas Escolas’.

Os professores estão mostrando um pouco dos ritmos nordestinos, levando na bagagem muito forró, xote, xaxado e música popular brasileira. “Está sendo uma experiência incrível, estamos divulgando o canto coral brasileiro, principalmente do nosso estado, mas também estamos aprendendo com outras dinâmicas”, ressalta Eduardo Nóbrega. Já o professor Yuri fala da experiência obtida e ressalta que “viver esta experiência de mostrar um pouco do que fazemos nas escolas fundamentais me deixa muito feliz”.

Ao longo da próxima semana, Eduardo e Yuri continuarão seus ensaios com os Cantores Universitários e visitarão escolas de música locais. Além do concerto da terça-feira, os maestros vão prestigiar o Worldstrides Festival, na Riverside Church, com regência do maestro Peppie Calvar, que ocorre no Setnor Showcase, no Carnegie Hall, em Nova Iorque.

A relação entre as duas universidades – paraibana e norte-americana – vem desde 2018, quando foi firmado um convênio entre a Universidade Federal da Paraíba e a Universidade de Syracuse, com a presença dos professores Elisa Dekaney e Dean Tick, vinculados à instituição de ensino norte-americana.

A partir de então, o Festival Paraibano de Coros (Fepac) passou a receber renomados maestros e professores internacionais para conhecer de perto o movimento do canto coral na Paraíba, a exemplo de Tony Guznám (2018), Peppie Calvar (2022), Wendy Moy (2017 e 2023), além do então vice-presidente da Federação Latino Americana de Canto Coral, Cristian Grases (2019).

Para este ano, o Fepac já está articulando a vinda do professor e maestro Jonh Warren à Paraíba, para ministrar workshops e reger o Coral Gazzi de Sá, dentre outros compromissos.



Fonte: Espaço PB com Ascom-UFPB – Foto: Mônica Nóbrega – Contato: jorgerezende.imprensa@gmail.com

Comentários: